Questões de Concurso Público UFMG 2023 para Farmacêutico - Habilitação
Foram encontradas 19 questões
Pesquisadores de um centro colaborador em farmacoepidemiologia necessitam identificar evidências para fomentar a decisão de incorporação de um novo macrolídeo em um sistema privado de saúde.
Para identificar as evidências, os pesquisadores definiram os seguintes objetivos de investigação:
• estimar a magnitude do efeito geral do fármaco.
• resolver discrepâncias entre os resultados dos estudos clínicos disponíveis.
Assinale a alternativa em que consta um tipo de estudo farmacoepidemiológico adequado aos objetivos da investigação proposta.
Os seguintes exames laboratoriais podem estar alterados neste homem com lesão hepatocelular induzida por medicamentos, exceto:
Em relação aos fármacos que atuam no sistema nervoso autônomo, é correto afirmar que
Com relação à organização da assistência farmacêutica no sistema público brasileiro, é correto afirmar que
Em relação aos fatores que afetam o processo de absorção de fármacos através do trato gastrintestinal, é incorreto afirmar que
Em relação à influência da insuficiência hepática sobre a farmacocinética dos fármacos, é correto afirmar que
Quanto às recomendações dessa RDC, analise as afirmativas relativas à validação de métodos analíticos, segundo Resolução da Diretoria Colegiada – RDC - 166 de 24 de julho de 2017.
I. Os métodos analíticos não compendiais devem ter sua adequabilidade demonstrada ao uso pretendido, nas condições operacionais do laboratório, por meio da apresentação de um estudo de validação parcial com avaliação de, pelo menos, os parâmetros de precisão, exatidão e seletividade.
II. Na validação de métodos analíticos, deverá ser utilizada Substância Química de Referência (SQR) farmacopeica oficializada pela Farmacopeia Brasileira, preferencialmente, ou por outros compêndios oficialmente reconhecidos pela Anvisa. Será admitido o uso de Substância Química de Referência Caracterizada (SQC), mediante a apresentação de relatório de caracterização conclusivo para o lote em estudo, incluindo as razões técnicas para a escolha dos ensaios utilizados e os dados brutos pertinentes.
III. Para métodos quantitativos e ensaios-limite, a seletividade deve ser demonstrada por meio da comprovação de que a resposta analítica se deve exclusivamente ao analito, sem interferência do diluente, da matriz, de impurezas ou de produtos de degradação. Para demonstrar ausência de interferência de produtos de degradação, é necessário expor a amostra a condições de degradação em ampla faixa de pH, de oxidação, de calor e de luz.
IV. Para o estabelecimento da linearidade, deve-se utilizar, no mínimo, 5 (cinco) soluções da SQR em concentração de 100% ao valor esperado em, no mínimo, triplicata.
Estão corretas as afirmativas
Em relação às exigências de comprovação da estabilidade preconizadas pela Anvisa na RDC nº 318 de 6 de novembro de 2019 é incorreto afirmar que
Considerando-se a realização do teste de esterilidade em um medicamento da classe dos antimicrobianos, é correto afirmar que
Em relação aos princípios biofarmacêuticos da liberação de fármacos a partir de formas farmacêuticas sólidas, é correto afirmar que
Em relação às estratégias farmacotécnicas empregadas para minimizar os efeitos dos fatores que afetam a sedimentação e movimentação das partículas sólidas numa suspensão, é incorreto afirmar que
Analise as afirmativas a seguir relativas à validação de métodos bionalíticos, considerando o previsto em tal Resolução.
I. Os métodos cromatográficos são considerados os de primeira escolha para moléculas passíveis de serem analisadas por essa técnica.
II. A utilização de padrão ou substância química de referência farmacopeica isenta a utilização de padrão interno nas análises.
III. A validação deve conter ensaios de precisão, exatidão, curva de calibração, efeito residual, efeito matriz, seletividade e estabilidade, conforme as especificações de cada ensaio.
IV. O método bioanalítico implementado pode ser utilizado para análise de amostras reais, desde que já tenha passado por, pelo menos, uma validação parcial constituída pelas análises dos ensaios de precisão, exatidão e linearidade com a curva de calibração.
Estão corretas as afirmativas