Questões de Concurso Público UFMT 2021 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 21 questões

Q1808763 Pedagogia
Considerando o disposto na Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise as assertivas acerca dos cursos e programas da educação superior.
I- Os cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, são abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. II- Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. III- Os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização e aperfeiçoamento, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. IV- Os cursos de extensão são abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Estão corretas as assertivas
Alternativas
Q1808772 Pedagogia
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Considere as dimensões institucionais abaixo:
I- Missão e plano de desenvolvimento institucional. II- Políticas de atendimento aos estudantes. III- Inserção profissional dos egressos dos últimos dez anos. IV- Planejamento e avaliação.
São dimensões institucionais consideradas pelo SINAES:
Alternativas
Q1808773 Pedagogia
As políticas para a formação de professores universitários devem considerar que,
Alternativas
Q1808774 Pedagogia
A gestão democrática aparece pela primeira vez na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Cerca de vinte e seis anos depois, também está contemplada no Plano Nacional de Educação em vigor. Sobre essa temática, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1808775 Pedagogia
Considere as afirmativas sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA):
I- Tem atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. II- Possui atuação atrelada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ou colegiado equivalente) existente na instituição de educação superior. III- O Pró-Reitor de Graduação e o Pró-Reitor de Pós-Graduação respondem, respectivamente, pela presidência e vice-presidência da CPA. IV- Deve ser assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, vedando-se composições que privilegiem a maioria absoluta de um dos segmentos.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Q1808776 Pedagogia
Lüdke e André (1996) afirmam: “Para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Em geral isso se faz a partir do estudo de um problema, que ao mesmo tempo desperta o interesse do pesquisador e limita sua atividade de pesquisa a uma determinada porção do saber, a qual ele se compromete a construir naquele momento. Trata-se, assim, de uma ocasião privilegiada, reunindo o pensamento e a ação de uma pessoa, ou de um grupo, no esforço de elaborar o conhecimento de aspectos da realidade que deverão servir para a composição de soluções propostas aos seus problemas”. (LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.)
Considere as afirmativas sobre abordagens teóricas e metodológicas da pesquisa educacional e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na pesquisa etnográfica, objetiva-se explicar a realidade com base nas percepções, atribuições de significados e opiniões das pessoas que dela participam. Os dados analisados são de natureza qualitativa e comumente gerados a partir de observação participante, entrevistas e relatos. ( ) São características do estudo de caso: retratar a realidade de forma completa e profunda, usar apenas um instrumento como fonte de informação, representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social e não permitir generalizações naturalísticas. ( ) O método de observação é uma estratégia que envolve o registro detalhado do que está sendo observado com: descrição dos sujeitos, reconstrução de diálogos, descrição de locais, descrição de eventos especiais, descrição das atividades e registro dos comportamentos do observador. ( ) O entrevistador deve estar atento não apenas ao roteiro anteriormente elaborado e às respostas verbais que o entrevistado lhe proporciona, mas também a gestos, expressões, entonações, sinais não verbais, hesitações e alterações de ritmo ocorridos durante a entrevista.
Assinale a sequência correta
Alternativas
Q1808777 Pedagogia
Quanto ao ensino superior, as últimas décadas foram marcadas por políticas que contribuíram para a expansão da oferta de vagas, bem como a ampliação das oportunidades de acesso e permanência nesse nível de ensino. Sobre as ações e os programas desenvolvidos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1808778 Pedagogia
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas emendas, Capítulo III – Da Educação da Cultura e do Desporto. Seção I – Da Educação, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1808779 Pedagogia
O planejamento, para Libâneo (2006), “é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. (LIBÂNEO, L. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.)
Considere as funções:
I- Evidenciar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que garantam a conexão entre as tarefas da instituição e as exigências do contexto social. II- Apresentar os posicionamentos filosófico, político-partidário e profissional adotados pela instituição e os vínculos entre eles e as práticas realizadas em sala de aula. III- Garantir a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente. IV- Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente realizado na instituição, promovendo a homogeneização das práticas em detrimento da autonomia dos professores.
São funções do planejamento em instituições educacionais:
Alternativas
Q1808780 Pedagogia
No Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é o instrumento utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação. Sobre esse exame, é correto afirmar:
Alternativas
Q1808781 Pedagogia
A descentralização, a participação e a autonomia são princípios basilares da gestão democrática nas universidades públicas brasileiras. Tendo isso em mente, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A palavra autonomia tem origem grega: auto significa próprio e nomia, governo. O termo exprime, assim, a ideia de “direção própria” ou autogoverno. Como instituições autônomas, as universidades têm plena liberdade para estabelecer suas normas de conduta, criar cursos e decidir sobre seu funcionamento, operando de forma totalmente independente ao Ministério da Educação e sem qualquer interferência ou controle político, administrativo e financeiro externo. ( ) A participação dos diferentes indivíduos na gestão pode se dar de maneira direta e indireta. A primeira consiste em ter facultado o direito de intervir diretamente, dentro de critérios estabelecidos, no processo de tomada de decisões, enquanto a segunda implica ser representado por pessoa(s) designada(s) para tanto. ( ) Descentralização implica a disseminação do centralismo e da burocracia instalada nas esferas centrais da administração. Com o objetivo de ampliar o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior, expande-se a oferta de vagas para regiões mais afastadas dos grandes centros, proporcionando a cada campus autonomia administrativa e financeira. ( ) De acordo com a legislação vigente, cabe aos colegiados de ensino e pesquisa das universidades decidir, dentro dos recursos orçamentários disponíveis, sobre: I. criação, expansão, modificação e extinção de cursos; II. ampliação e diminuição de vagas; III. elaboração da programação dos cursos; IV. programação das pesquisas e das atividades de extensão; V. contratação e dispensa de professores; VI. planos de carreira docente.
Marque a sequência correta
Alternativas
Q1808782 Pedagogia
Para Severino, “O desenvolvimento de um processo investigativo não pode realizar-se de forma espontânea ou intuitiva; ele precisa seguir um plano e aplicar um método.” (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1808783 Pedagogia
Com o intuito de melhorar a formação dos docentes, o Ministério da Educação tem desenvolvido uma série de programas nos últimos anos. Sobre o tema, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em 2017 a Capes divulgou o Boletim Informativo dos Resultados da Pesquisa com os Estudantes do Sistema UAB (Sistema Universidade Aberta do Brasil) com dados provenientes de um questionário aplicado em escala nacional, com o objetivo de obter informações a respeito da percepção sobre a qualidade dos cursos e o grau de expectativa dos estudantes que ingressaram no sistema. Quando questionados sobre o desempenho do curso que escolheram, 67,8% selecionaram a opção “ /foi péssimo”, o que demonstra a grande insatisfação dos estudantes em relação à qualidade dos cursos ofertados pelo Sistema UAB. ( ) A Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica é coordenada pelo Ministério da Educação, e deve ser coerente com: as Diretrizes Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE); a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os processos de avaliação da educação básica e superior; os programas e as ações supletivas do referido Ministério; e as iniciativas e os programas de formação implementados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios. ( ) Dentre os objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), encontram-se: contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. De acordo com o Ministério da Educação, os principais impactos do PIBID são: queda da evasão e incremento da procura pelos cursos de licenciatura; reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica; e indicação de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em escolas participantes. ( ) Cabe aos Fóruns Estaduais Permanentes e ao Fórum Permanente do Distrito Federal de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica: elaborar e propor plano estratégico estadual ou distrital, conforme o caso, para a formação dos profissionais da educação, com base no Planejamento Estratégico Nacional; acompanhar a execução do referido plano, avaliar e propor eventuais ajustes, com vistas ao aperfeiçoamento contínuo das ações integradas e colaborativas por ele propostas; e manter agenda permanente de debates para o aperfeiçoamento da política nacional e de sua integração com as ações locais de formação.
Marque a sequência correta.
Alternativas
Q1808784 Pedagogia
De acordo com o artigo 211 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas emendas, “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino”. Assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1808785 Pedagogia
De acordo com Jefferson Mainardes, em “Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a análise de políticas educacionais”:
A abordagem do “ciclo de políticas”, que adota uma orientação pós-moderna, baseia-se nos trabalhos de Stephen Ball e Richard Bowe, pesquisadores ingleses da área de políticas educacionais. Essa abordagem destaca a natureza complexa e controversa da política educacional, enfatiza os processos micropolíticos e a ação dos profissionais que lidam com as políticas no nível local e indica a necessidade de se articularem os processos macro e micro na análise de políticas educacionais. (Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.)
São contextos da abordagem do “ciclo de políticas”:
Alternativas
Q1808786 Pedagogia
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) deve conter, no mínimo, onze elementos. Considere os elementos a seguir:
I- Missão, objetivos e metas da instituição em sua área de atuação e seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso. II- Projeto pedagógico da instituição, que conterá, entre outros, as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão. III- Ações de acessibilidade atitudinal, arquitetônica, metodológica, instrumental, comunicacional e digital. IV- Demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.
Devem necessariamente estar no PDI:
Alternativas
Q1808787 Pedagogia
Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1808788 Pedagogia
A Meta 12 do Plano Nacional de Educação, Lei n.º 13.005/2014, consiste em: “elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.” Considere as estratégias:
I. Otimizar a capacidade instalada da estrutura física e reduzir os recursos humanos das instituições públicas de educação superior, mediante ações planejadas e coordenadas, de forma a ampliar e interiorizar o acesso à graduação. II. Fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita prioritariamente para a formação de professores e professoras para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, bem como para atender ao défice de profissionais em áreas específicas. III. Assegurar, no mínimo, 20% (vinte por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social. IV. Ampliar a participação proporcional de grupos historicamente desfavorecidos na educação superior, inclusive mediante a adoção de políticas afirmativas, na forma da lei. V. Estimular mecanismos para ocupar as vagas ociosas em cada período letivo na educação superior pública.
Vinculam-se ao cumprimento da Meta 12 da referida lei as estratégias
Alternativas
Q1808789 Pedagogia
O Decreto n.º 9.235, de 15 de dezembro de 2017, revogou o Decreto n.º 5.773, de 9 de maio de 2006, e dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior (IES) e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância, no sistema federal de ensino. Em relação ao decreto mencionado, assinale a afirmativa INCORRETA
Alternativas
Q1808790 Pedagogia
No documento Avaliação de Cursos de Graduação: Instrumento, de autoria da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), afirma-se:
“Avaliar um curso como elemento constitutivo do contexto institucional, requer uma análise, pelos avaliadores, não apenas do seu PPC e do currículo que o compõe, mas também considerar o PPI e o PDI, tendo em vista a necessária sintonia entre PPC e os propósitos da instituição.” 
Considere as afirmativas sobre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI):

I- O PPI orienta as práticas acadêmicas da instituição e arquiteta seu horizonte de ação no curto prazo, limitando-se, portanto, a um período de gestão. Nele constam, dentre outros, o histórico da instituição, sua concepção acerca do papel da educação superior, sua contribuição social nos âmbitos local, regional e nacional, via ensino, pesquisa e extensão. II- Cada curso de graduação possui um PPC próprio, tendo em vista as especificidades da respectiva área de atuação e as políticas acadêmicas institucionais contidas no PPI. Nele constam, dentre outros elementos: ementário, bibliografias básica e complementar; estratégias de ensino, recursos materiais e infra-estrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso. III- O PDI é elaborado para um período determinado e se configura como um instrumento de planejamento e gestão. Ele considera a filosofia de trabalho da instituição, sua missão, sua estrutura organizacional, as diretrizes pedagógicas que guiam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver. IV- O PPI, o PDI e o PPC são documentos técnico-burocráticos que objetivam promover uma abordagem sistêmica da instituição pela promoção de práticas de ensino, pesquisa e extensão altamente controladas pelos professores e supervisionadas diretamente pelas chefias.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: C
6: C
7: B
8: A
9: C
10: D
11: A
12: B
13: A
14: C
15: D
16: A
17: B
18: D
19: C
20: A