Questões de Concurso Público Prefeitura de Nobres - MT 2022 para Turismólogo

Foram encontradas 5 questões

Q2062920 Turismo
A Política Municipal de Turismo de Nobres, estabelecida pela Lei Municipal nº 1.420/2016, estabelece os critérios para o credenciamento e funcionamento das atividades e empreendimentos turísticos. Sobre esses critérios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Toda atividade ou empreendimento turístico que esteja operando ou venha a operar comercialmente no Município de Nobres deverá estar credenciado na Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente.
( ) Ficam regulamentadas as atividades turísticas de Nobres, por meio de passaportes de visitação, denominados voucher único: um sistema de controle dos fluxos de turismo aos atrativos.
( ) São obrigações dos meios de hospedagens credenciados para a operação no município de Nobres: atualizar diariamente a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente sobre a taxa de ocupação, origem dos hóspedes e tempo médio de permanência.
( ) O voucher único torna-se documento arrecadador do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, sobre o valor final do voucher, na razão de 10%.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q2062922 Turismo
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Foro Nacional de Normalização e, por meio da NBR ISO 20611:2019, propõe um documento para servir como fonte de boas práticas de sustentabilidade relacionadas ao turismo de aventura, a fim de orientar os fornecedores que desejam desenvolver suas atividades de forma sustentável. A norma considera três aspectos que envolvem a sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico.
Considerando a NBR ISO 20611:2019, marque “A” para os aspectos Ambientais, “S” para os Sociais e “E” para os aspectos Econômicos.
( ) Estar ciente dos regulamentos e interesses específicos da área a ser visitada, como, por exemplo, incêndio, licenças, disposição de resíduos.
( ) Conscientizar sobre o papel que as comunidades podem desempenhar em procedimentos de resposta à emergência e de resgate sobre como conduzir as atividades de maneira segura e prudente.
( ) Relatar parâmetros-chave, avaliações ou métricas utilizadas para quantificar o efeito pecuniário das ações desenvolvidas.
( ) Criar um ambiente no qual a comunidade local possa se orgulhar de sua cultura como parte da experiência de turismo de aventura.
( ) Desenvolver procedimentos para identificar potenciais riscos financeiros.
( ) Evitar a remoção ou o deslocamento de quaisquer amostras biológicas ou geológicas (por exemplo, flora, fauna e objetos) que ocorrem naturalmente na região hospedeira.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2062923 Turismo
Sobre a Norma Técnica Brasileira NBR 15505-2 que trata do Turismo de Aventura de Caminhada, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, considerando os Critérios de classificação dos percursos.
1. Severidade do meio 2. Orientação no percurso 3. Condições do terreno 4. Intensidade de esforço físico
( ) Quantidade de esforço requerido para cumprir o percurso, levando em conta extensão e desníveis (subidas e descidas).
( ) Perigos e outras dificuldades decorrentes do meio natural, como temperatura, pluviosidade, riscos de quedas, facilidade de resgate que podem ser encontrados ao longo do percurso.
( ) Aspectos encontrados no percurso em relação ao piso e às condições para percorrê-lo, como tipos de pisos, trechos com obstáculos, trechos com pedras soltas.
( ) Grau de dificuldade para orientação, como presença de sinalização, trilhas bem marcadas, presença de pontos de referência.

Marque a sequência correta.
Alternativas
Q2062930 Turismo
A Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT) permite planejamento de curto, médio e longo prazo das políticas públicas voltadas para formação e certificação profissional no turismo. O documento, construído com a participação de representantes da cadeia produtiva, da academia, do terceiro setor e de gestores públicos traduz os anseios e demandas do conjunto desses segmentos sociais. O turismo gera 1 de cada 10 empregos no mundo, o que demonstra a dimensão desta atividade no contexto da economia global. No Brasil, o setor emprega sete milhões de pessoas, direta e indiretamente, e a meta é chegar a nove milhões de empregos até 2022. A concepção da Política Nacional de Qualificação no Turismo partiu da decisão do Ministério do Turismo de fomentar o turismo por meio da qualificação profissional.
Sobre a responsabilidade dos estados e municípios em relação à implantação da Política Nacional de Qualificação em Turismo, é correto afirmar:
Alternativas
Q2062931 Turismo
O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Esse cadastro é obrigatório para
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D
5: A