Questões de Concurso Público UFPEL 2021 para Professor Magistério Superior - Enfermagem
Foram encontradas 30 questões
De acordo com o artigo 23 da Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012 a avaliação especial de desempenho do servidor em estágio probatório, ocupante de cargo pertencente ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, será realizada por Comissão de Avaliação de Desempenho designada no âmbito de cada Instituição Federal de Ensino. A Comissão de Avaliação de Desempenho deverá ser composta de:
Acerca do Processo Disciplinar, com previsão na Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, considere as afirmativas:
I) O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições ou, que tenha relação com as atribuições do cargo que esteja investido.
II) A coleta de provas é tomada na fase do inquérito.
III) Ainda que a infração cometida pelo servidor esteja capitulada como crime, a autoridade julgadora não é obrigada a remeter o processo disciplinar ao Ministério Público, em decorrência da independência das instâncias.
IV) É vedada a exoneração a pedido do servidor que estiver em cumprimento de penalidade aplicada.
Estão corretas:
O parágrafo 1º do artigo 183 da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 prevê que o servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional, terá direito ao seguinte benefício do Plano de Seguridade Social:
Segundo o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor público:
A Resolução nº 29 de 13 de setembro de 2018, que dispõe sobre o regulamento do ensino da UFPEL, prevê que
A Resolução nº 41 de 26 de outubro de 2017, estabelece o limite mínimo e máximo de carga horária de aulas dentre as atividades docentes. Sobre o tema, é correto afirmar que
A Lei Federal nº 7498 de 25 de junho de 1986, regulamentada pelo decreto nº 94.406/87 dispõe sobre o exercício de enfermagem no Brasil. Conforme o artigo 1º deste decreto “ o exercício da atividade de enfermagem, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e respeitados os graus de habilitação, é privativo de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiro e só será permitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva Região.” Considere (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, as afirmativas em relação às atividades que são privativas do enfermeiro:
( ) Efetuar o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis.
( ) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
( ) Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.
( ) Prestar cuidados de enfermagem pré e pósoperatórios.
( ) Anotar no prontuário do paciente as atividades da assistência de enfermagem, para fins estatísticos.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:
O Processo de Enfermagem, método que organiza a assistência de enfermagem, é um modelo de pensamento crítico capaz de promover um nível competente de cuidado. As cinco etapas do processo orientam o pensamento dos enfermeiros, com o objetivo de organizar e priorizar o cuidado (ALFARO-LEFEVRE 2014). Complete as lacunas da coluna 2 de acordo com a coluna 1.
COLUNA 1
1) Investigação
2) Diagnóstico
3) Planejamento
4) Implementação
5) Avaliação
COLUNA 2
( ) Analisa os dados coletados para a determinação da existência de problemas de saúde potenciais e reais, os recursos do paciente, estados de saúde e as necessidades de aprendizado.
( ) Coleta e registra toda a informação necessária do paciente.
( ) Nesta etapa o plano é colocado em ação.
( ) É realizada uma investigação abrangente do paciente para decidir se os resultados esperados foram alcançados.
( ) Estabelece prioridades e determina as ações de enfermagem.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:
O exame físico é realizado através das técnicas propedêuticas, apoiadas por instrumentos como termômetro, esfigmomanômetro, estetoscópio, entre outros. Os dados coletados por meio do exame físico fornecem importantes pistas, que unidas às informações da história clínica e aos padrões de conhecimento de enfermagem, conduzem o raciocínio clínico do enfermeiro para hipóteses diagnósticas de enfermagem. Em relação ao exame físico, afirma-se:
I) Inspeção, palpação, percussão e ausculta são as técnicas propedêuticas para a sua realização.
II) O decúbito ventral é a posição indicada para a palpação do ictus cordis.
III) A inspeção pode ser realizada tanto estática, quanto dinâmica.
IV) Na inspeção dinâmica observa-se o contorno do segmento corporal avaliado.
V) A punho-percussão e a percussão com a borda da mão são técnicas aplicadas para avaliar sensação dolorosa nos rins.
Estão corretas,
A dispneia, definida por dificuldade respiratória durante o ato de respirar, é um dos sintomas comuns manifestados por pacientes com doenças respiratórias. Além da causa respiratória, a dispneia pode ocorrer por problemas cardíacos, metabólicos e psiquiátricos. Considere as afirmativas.
I) Dispneia paroxística é um sintoma associado a anemia grave e ocorre frequentemente com o paciente na posição ereta.
II) Dispneia aguda tem duração menor que 3 semanas e pode advir do infarto do miocárdio.
III) Platipneia é a dificuldade de respirar em decúbito lateral.
IV) Ortopneia ocorre na posição deitada, sendo um sintoma comum em pacientes com congestão pulmonar, secundária a insuficiência cardíaca esquerda.
Estão corretas,
Você admite na unidade de internação clínica uma paciente do sexo feminino de 56 anos, divorciada, comerciária, com diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e insuficiência cardíaca esquerda (ICE), procedente da emergência, onde permaneceu por 24h em observação, após iniciar o tratamento para IC descompensada. Ao ser admitida na unidade de internação, a paciente relata estar cansada devido à dificuldade para dormir nas três noites anteriores. Relata a interrupção do sono devido à sensação súbita de falta de ar e sufocamento, sintomas que obtinham melhora ao mudar a posição de deitada para sentada.
A dispneia é um sintoma respiratório comum em pacientes com IC esquerda e pode manifestarse, mais intensamente, nas descompensações da doença. Este sintoma, conforme a característica relatada pela paciente é um dado importante do exame físico, cujo termo a ser registrado corretamente na sua evolução é:
A cetoacidose diabética (CAD) é destacada como uma das complicações agudas do diabetes melito I (DM I), sendo responsável por cerca de 70% das mortes de crianças menores de 10 anos com a doença.
Um enfermeiro realiza a admissão na emergência, de uma criança do sexo feminino, com 4 anos e 9 meses, previamente hígida, sem imunizações em atraso. Apresenta alteração do nível de consciência, respiração rápida e profunda, mucosa oral desidratada e turgor cutâneo diminuído. A mãe informa que observou no último mês que a criança apresentou aumento da fome e da sede e do volume urinário, inclusive com dois episódios de enurese recentes. Não relata ganho de peso no período. Nas últimas 12 horas, a criança se queixou de dor abdominal, não aceitou o jantar e apresentou episódios de náuseas e vômitos, além de fraqueza. Esta manhã notou que a criança estava com a respiração alterada, o hálito com odor de acetona e dificuldade em acordar, o que motivou a busca pelo atendimento no hospital. Após avaliação médica e exames complementares, a criança recebeu diagnóstico médico de CAD, secundária a DM I.
A CAD é uma situação potencialmente fatal, que se caracteriza por:
Sanna (2007), ao discorrer sobre os processos de trabalho em enfermagem, afirma que o trabalho da enfermagem é complexo, multifacetado e requer um conjunto articulado de conhecimentos, habilidades e atitudes para o seu desenvolvimento. Considere as afirmativas como (V) Verdadeiras e (F) como Falsas.
( ) Na Enfermagem há mais de um processo de trabalho, que pode ou não, ser executado concomitantemente.
( ) O processo de trabalho pesquisar em enfermagem não é exclusivo do enfermeiro.
( ) Objeto, agentes, instrumentos, método, finalidade e produto são elementos que compõe um processo de trabalho em saúde.
( ) Todos os profissionais de enfermagem são agentes do processo de trabalho participar politicamente.
( ) O produto de um processo de trabalho deve ser apenas bens tangíveis, por exemplo, um folder com orientações para o autoexame das mamas.
A sequência correta, de preenchimento das lacunas, é:
A Resolução COFEN nº 543/2017 estabelece os parâmetros mínimos para o dimensionamento quantitativo dos profissionais das diferentes categorias de enfermagem. Esses parâmetros são referências para que os gestores, gerentes e enfermeiros nos serviços de saúde, planejem o quantitativo de profissionais necessários para a execução das ações de enfermagem. Considere as afirmativas a seguir.
I) O cálculo do dimensionamento do quadro de profissionais considera apenas as características do paciente, quanto ao seu grau de dependência.
II) A classificação do grau de dependência de um paciente é obtida a partir de um sistema de classificação de pacientes.
III) O quantitativo de enfermeiros para o exercício de atividades gerenciais, educacionais, pesquisa e comissões permanentes deve ser dimensionado, à parte, de acordo com a estrutura do serviço de saúde.
IV) Um paciente classificado como cuidado intermediário requer nas 24 horas, em unidade de internação, um mínimo de 10 horas de enfermagem.
Estão corretas,
Como parte do seu processo de trabalho na unidade de internação em que é enfermeiro(a), você aplica um instrumento validado para classificar o grau de dependência dos pacientes. Esta unidade de internação cirúrgica tem 50 leitos para assistência em ortopedia, exclusivamente para pacientes do sexo masculino. O atual quadro de pessoal da unidade é de 2 enfermeiros por turno (manhã e tarde), um enfermeiro na noite 1 e um enfermeiro na noite 2; e 34 técnicos de enfermagem, assim distribuídos: 9 no turno da manhã, 9 no turno da tarde, 8 na noite 1 e 8 na noite 2. Hoje, você recebeu o plantão com 95% de lotação e 8 técnicos de enfermagem, pois um técnico está de férias. Após determinar o grau de dependência dos 47 pacientes que permanecem em assistência na unidade, você conclui que: 24 são pacientes de cuidados mínimos, 13 de cuidados intermediários e 10 de alta dependência.
Você precisa distribuir a sua equipe de acordo com o grau de dependência identificado e utilizará a Resolução COFEN nº 543/2017 que estabelece parâmetros mínimos para a proporção profissional/paciente nos diferentes turnos de trabalho. Em relação à proporção profissional/paciente com cuidados intermediários, conforme esta resolução é correto:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Segurança do Paciente almeja reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Conforme a Classificação Internacional de Segurança do Paciente, ____________ é o comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico; ____________ é a probabilidade de um incidente ocorrer; ____________ é o evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente e; ____________ é o incidente que resulta em dano ao paciente.
O preenchimento correto das lacunas, respectivamente é:
O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013, com o objetivo geral de
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) define que a Cultura de Segurança configura-se a partir de características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização. Constitui-se como característica a cultura
O modelo do queijo suíço proposto por James Reason da Universidade de Manchester, na Inglaterra, representa uma abordagem sistêmica para gerenciar o erro ou a falha com vistas à Segurança do Paciente no cuidado em saúde. Sobre essa abordagem é correto afirmar que
Conforme as orientações para cirurgia segura da Organização Mundial da Saúde são os princípios mais importantes da prevenção da infecção: