Questões de Concurso Público Prefeitura de Maravilha - SC 2022 para Psicólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1905577 Não definido
Sobre as especificidades da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) e da Psicologia Institucional, marque cada uma das afirmativas abaixo com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) José Bleger e Marlene Guirado são autores importantes para amparar as reflexões a respeito da função do psicólogo institucional. Já Christophe Dejours e Idalberto Chiavenato são autores de renome na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
( ) De maneira geral, as diferenças entre instituição e organização giram em torno dos seguintes eixos: compromisso social, valores, estrutura, missão, dinâmicas relacionais, objetivos e regras. Estes eixos precisam ser considerados e problematizados pelos profissionais da psicologia no desenvolvimento de suas atividades. Caso contrário, corre-se o risco de atuar com enfoque na geração de conformismos.
( ) Dentre as funções que podem ser desenvolvidas pelo psicólogo organizacional, podemos citar: análise, diagnóstico e orientação de casos na área da saúde do trabalhador (observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde); participação em programas e/ou atividades na área da saúde e segurança de trabalho; oferecer consultoria interna/externa; facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos de organizações.
( ) O que caracteriza especificamente a psicologia institucional é o enquadramento da tarefa a ser desenvolvida. A atuação do psicólogo institucional deve estar direcionada a unidade e a totalidade da instituição, mas também pode centralizar a sua atenção em um grupo ou agente em específico. Nestes casos, o profissional deverá avaliar a necessidade de intervenções pontuais para fins de ajustamento, em prol de evitar que grandes conflitos venham à tona e prejudiquem as relações institucionais.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta: 
Alternativas
Q1905578 Não definido
Para responder esta questão, leia a citação a seguir:
“O surto de coronavírus criou desafios únicos para os trabalhadores em todo o mundo. Enquanto a maioria da força de trabalho foi solicitada a trabalhar em casa para ajudar a “achatar a curva", os profissionais de saúde foram solicitados a permanecer na linha de frente, trabalhando longas jornadas para combater essa ameaça mortal, mesmo não dispondo de condições adequadas em termos de estrutura, equipamentos de proteção individual e treinamento [...]. Ao fazer isso, esses profissionais não apenas se arriscam a ficar expostos ao vírus, mas também enfrentam o risco da síndrome de burnout, um transtorno relacionado ao estresse no trabalho no qual os funcionários se sentem emocionalmente “exauridos” e desinteressados [...] De fato, estudos têm mostrado que, ao exacerbar os fatores de estresse já existentes em um sistema de saúde despreparado, bem como ao adicionar estressores novos e exclusivos associados ao cenário de incertezas, a pandemia de coronavírus provocou um pico de Burnout entre os profissionais de saúde primária” 
Fonte: MOURA, E.C. FURTADO, L. SOBRAL, F. Epidemia de Burnout durante a Pandemia de Covid-19. 2020. Rev. adm. empres. Vol. 60. n.6. pp-426-436. 
A citação versa sobre o aumento de indícios da Síndrome de Burnout entre profissionais da saúde no nível de atenção primária durante a Pandemia de Covid-19. Sobre as definições deste quadro sintomático, analise as afirmativas abaixo:
I. A Síndrome de Burnout, de acordo com o disposto na Portaria Nº 2.309, de 28 de Agosto de 2020, envolve fatores psicossociais relacionados à gestão organizacional, e/ou conteúdo das tarefas do trabalho, e/ou condição do ambiente de trabalho, e/ou interação pessoa-tarefa, e/ou jornada de trabalho. Porém, nesta definição não possuem respaldo as situações de violência e assédio moral/sexual – o que tem sido alvo de críticas.
II. No DSM-V, a Síndrome de Burnout é definida como um conjunto de sinais e sintomas de sofrimento que tem como nicho central o exercício do trabalho e seus condicionantes. Os principais critérios de definição apresentados são: I. Sensação de cansaço intermitente; II. Sentimentos persistentes de negativismo relacionado ao trabalho; III. Desmotivação e IV. Pensamentos obsessivos relacionados ao exercício profissional. III.
O termo Burnout como indicativo de uma condição de exaustão e esgotamento foi citado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger pela primeira vez na década de 1970. Mas, somente a partir da década de 1980 é que um postulado específico para a Síndrome de Burnout é elaborado; a partir disso, surge o primeiro instrumento voltado à sua mensuração (Maslach Burnout Inventory - MBI).
IV. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu recentemente a Síndrome de Burnout como condição de adoecimento ligada estritamente ao trabalho. Esta classificação consta na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e está em vigor desde o início do ano de 2022.
Está incorreto o que se afirma em:
Alternativas
Q1905579 Não definido
Em “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais” (2019), Paulo Dalgalarrondo divide as funções psíquicas em duas grandes categorias. Quais são estas categorias e qual é o argumento utilizado pelo autor para sustentar a necessidades desta divisão? 
Alternativas
Q1905580 Não definido
Sobre os fundamentos do psicodiagnóstico, analise as afirmativas a seguir:
I. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação de diferenças individuais. É um processo que tem como foco a constatação ou não de psicopatologia, e não se resume a aplicação de testes. Isso significa que...
II. O psicodiagnóstico e a psicometria são sinônimos. A validação de instrumentos e técnicas de avaliação permitem ao profissional da psicologia descrever os comportamentos e os traços de personalidade típicos de uma pessoa e estipular possíveis causas para seu modo de agir problemático.
Assinale a opção que contém a resposta correta:
Alternativas
Q1905581 Não definido
Para Nichols (2007), as vertentes que estão abarcadas na definição da abordagem sistêmica na psicologia se destacam pela ênfase nas relações familiares. A abordagem sistêmica surge em contraste com modelos de atendimento individuais e elitizados, e ganham força e notoriedade após a Segunda Guerra Mundial. O cenário devastador exigiu que os profissionais de distintas áreas se mobilizassem para auxiliar os pequenos grupos no enfrentamento dos desafios e obstáculos gerados pelo grande conflito, dentre eles, o psicólogo. Na perspectiva do autor supracitado, são conceitos fundamentais da Terapia Familiar:
Alternativas
Q1905582 Não definido
No livro “Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar” organizado por Rotta, Riesgo e Ohlweiler, consta que existem diferenças entre as concepções de transtornos de aprendizagem e dificuldades para a aprendizagem. A respeito destas diferenças, analise as afirmativas abaixo:
I. A definição de dificuldade para a aprendizagem é utilizada para fazer referência a um conjunto heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo.
II. A expressão transtornos da aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas que se devem a alterações significativas do Sistema Nervoso Central (SNC). Portanto, no caso dos transtornos da aprendizagem, a existência de comprometimento neurológico é considerado um critério de definição importante.
III. Para atender uma criança que apresenta dificuldade para a aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, se faz necessária a integração de áreas de especialidade (equipe multidisciplinar). Após a identificação dos possíveis fatores que interferem na aprendizagem, é preciso elaborar estratégias de acompanhamento afinadas ao contexto onde a criança está inserida, evitando-se intervenções exclusivamente individuais (como se a criança, em si, fosse um problema a ser resolvido).
IV. São exemplos de Transtornos de Aprendizagem: Dislexia, Discalculia e Disortografia e Dispraxia. São fatores envolvidos nas dificuldades para aprendizagem: fatores relacionados com a escola (por exemplo: condições físicas da sala de aula e condições pedagógicas), fatores relacionados com as vivências familiares da criança/adolescente (por exemplo: experiências conflituosas que geram sofrimento), e fatores relacionados com a criança (por exemplo: problemas físicos gerais, baixa auto estima e insegurança).
Está correto o que se afirma nos itens:
Alternativas
Q1905583 Não definido
Para atuar nas escolas, faz-se importante que o profissional da psicologia conheça a trajetória das ideias pedagógicas no Brasil. Ignorar os aspectos históricos, políticos e culturais que influenciam nas práticas educativas significa considerar a escola como uma instituição totalmente independente da sociedade. Um dos expoentes no assunto é Dermenval Saviani. Em seu livro “Escola e Democracia”, ele reflete sobre as características das chamadas Teorias Não-Críticas da Educação: a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Tecnicista e a Escola Nova, colocando o problema da marginalidade como fio condutor de suas análises. Sobre as Teorias Não-Críticas da Educação, relacione as colunas:
1. Pedagogia Tradicional.
2. Escola Nova.
3. Pedagogia Tecnicista.
( ) Surge em meados do século XIX. Sua organização está alicerçada no princípio de que a educação é direito de todos e dever do Estado. A causa da marginalidade é considerada a ignorância. É marginalizado quem não é esclarecido. O modelo de disciplina e de bom comportamento está na conduta do professor (que deve ser visto pelos estudantes como um modelo a ser seguido)
( ) Corrente inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade. Há ênfase no planejamento da educação visando a diminuição de interferências subjetivas capazes de colocar em risco a sua eficiência. As atividades de coordenação, inciativas em prol da instrumentalização e do controle das relações de ensino e aprendizagem ficam sob a responsabilidade de especialistas habilitados. O ideal é a “aprender a fazer”.
( ) Sustenta a ideia de que a aprendizagem se dá pela ação, e advoga a favor da transformação da sala de aula. Aqui, o problema da marginalidade não pode mais ser explicado pelas diferenças de qualquer natureza entre os homens. A educação é vista, como oportunidade de equalização social na medida em que promove a integração e o respeito às diferenças. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de preenchimento correta: 
Alternativas
Q1905584 Não definido
Sobre o entendimento da dinâmica do aparelho psíquico na perspectiva freudiana, analise as afirmações abaixo:
I. No texto que ficou conhecido como “A Primeira Tópica”, Freud caracteriza o inconsciente, o consciente e o pré-consciente, e nos apresenta as qualidades das pulsões enfatizando as suas quatro características essenciais: fonte, pressão, finalidade e objeto.
II. No texto que ficou conhecido como “A segunda Tópica”, Freud define os conceitos de Id, Ego e Superego. O autor estabelece a relação destas estruturas com a divisão topográfica do aparelho psíquico e, neste sentido, afirma que o Id é totalmente inconsciente, o ego é parcialmente consciente e parcialmente inconsciente, e o superego é totalmente consciente.
III. As definições de pulsão de vida e pulsão de morte, de princípio de prazer e princípio da realidade são conceitos basilares da psicanálise, assim como a própria definição de sexualidade - que Freud define objetivamente como sendo “a pedra angular da psicanálise”.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1905585 Não definido
A Lei 8.080-90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. A respeito de seu conteúdo, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1905586 Não definido
A partir da Constituição da República (1988), várias iniciativas institucionais, legais e comunitárias foram criando as condições de viabilização plena do direito à saúde. Dentre elas, podemos citar as Normas Operacionais Básicas, as quais se voltam de modo mais direto e imediato para a definição de estratégias e movimentos táticos do SUS. A NOB SUS-96 define que, exceto: 
Alternativas
Q1905587 Não definido
Com o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS), instituído pelo Programa Previne Brasil por meio da Portaria n° 2.979, de 12 de novembro de 2019, as normativas que definem os parâmetros e custeio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foram revogadas. Nesta direção, a Nota Técnica nº 3-2020- DESF/SAPS/MS estabelece que, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1905588 Não definido
Tendo em vista o disposto na Lei nº 11.343-06, o Decreto Nº 9.761, de 11 de abril de 2019 aprova a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), nela, não são privilegiadas ações de Redução de Danos (RD). Considerando os pressupostos da PNAD em sua versão atualizada, analise as alternativas a seguir e, na sequência, assinale a que contém a resposta correta: 
Alternativas
Q1906614 Português
Complete as frases com o uso de – ao invés de e em vez de:  Quando ela chegou, ______________  estar vestida de vermelho, usava preto.   ______________  dançar seguindo o compasso da música ela preferiu cantar. A chuva torrencial inundou a casa ____________ seguir o curso do rio.  ___________  chorar ele distribuiu sorrisos após sua derrota.  Assinale a opção que apresenta a ordem correta das expressões:  
Alternativas
Q1906615 Português
O curto poema escrito por Paulo Leminski aborda:
‘Esta vida é uma viagem pena eu estar só de passagem’
(Paulo Leminski, La vie em close. 5a ed. S. Paulo: Brasiliense, 2000, p.134)
I. O destino das pessoas na passagem pela vida.
II. A temática na viagem da vida.
III. O quanto a vida é efêmera. 
IV. A vida passageira e sua insignificância.
Alternativas
Q1906616 Português
Preencha os espaços com o uso correto das palavras onde e aonde.  Ontem nadamos contra a correnteza. Foi _______  percebemos nossa estupidez. No postinho do bairro é _______ buscamos socorro quando estamos doentes. O momento é o de decidir sobre _______  queremos chegar. O prefeito discursou no palco _______ acontecem os shows. 
A opção com a sequência correta é a: 
Alternativas
Q1906617 Português
Leia atentamente o artigo e considere a questão na sequência: 

O fim do marketing

A empresa vende ao consumidor — com a web não é mais assim

Com a internet se tornando onipresente, os Quatro Ps do marketing — produto, praça, preço e promoção — não funcionam mais. O paradigma era simples e unidirecional: as empresas vendem aos consumidores. Nós criamos produtos; fixamos preços; definimos os locais onde vendê-los; e fazemos anúncios. Nós controlamos a mensagem. A internet transforma todas essas atividades.

(...) Os produtos agora são customizados em massa, envolvem serviços e são marcados pelo conhecimento e os gostos dos consumidores. Por meio de comunidades online, os consumidores hoje participam do desenvolvimento do produto. Produtos estão se tornando experiências. Estão mortas as velhas concepções industriais na definição de marketing de produtos.

(...) Graças às vendas online e à nova dinâmica do mercado, os preços fixados pelo fornecedor estão sendo cada vez mais desafiados. Hoje questionamos até o conceito de “preço”, à medida que os consumidores ganham acesso a ferramentas que lhes permitem determinar quanto querem pagar. Os consumidores vão oferecer vários preços por um produto, dependendo de condições específicas. Compradores e vendedores trocam mais informações e o preço se torna fluido. Os mercados, e não as empresas, decidem sobre os preços de produtos e serviços.

(...) A empresa moderna compete em dois mundos: um físico (a praça, ou marketplace) e um mundo digital de informação (o espaço mercadológico, ou marketspace). As empresas não devem preocupar-se com a criação de um web site vistoso, mas sim de uma grande comunidade online e com o capital de relacionamento. Corações, e não olhos, são o que conta. Dentro de uma década, a maioria dos produtos será vendida no espaço mercadológico. Uma nova fronteira de comércio é a marketface — a interface entre o marketplace e o marketspace.

(...) Publicidade, promoção, relações públicas etc. exploram “mensagens” unidirecionais, de umpara-muitos e de tamanho único, dirigidas a consumidores sem rosto e sem poder. As comunidades online perturbam drasticamente esse modelo. Os consumidores com frequência têm acesso a informações sobre os produtos, e o poder passa para o lado deles. São eles que controlam as regras do mercado, não você. Eles escolhem o meio e a mensagem. Em vez de receber mensagens enviadas por profissionais de relações públicas, eles criam a “opinião pública” online. Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom.

(Don Tapscott. O fim do marketing. INFO, São Paulo, Editora Abril, janeiro 2011, p. 22.) 
A temática principal do artigo de Don Tapscott é:
I. Os produtos agora são customizados em massa e por isso, tanto as lojas físicas como as online são favorecidas pelo uso da internet e não há concorrência. 
II. As compras e vendas via internet não se propagam como era esperado pelos internautas porque as comunidades online perturbam drasticamente esse modelo.
III. O marketing tradicional se fortaleceu com a vinda da internet favorecendo as lojas físicas e os Quatro Ps do marketing — produto, praça, preço e promoção.
IV. A vinda da internet derrubou as teorias tradicionais de marketing até então existentes e uma nova fronteira de comércio é a marketface.
Assinale a alternativa correta quanto à interpretação do texto: 
Alternativas
Q1906618 Português
Leia atentamente o artigo e considere a questão na sequência: 

O fim do marketing

A empresa vende ao consumidor — com a web não é mais assim

Com a internet se tornando onipresente, os Quatro Ps do marketing — produto, praça, preço e promoção — não funcionam mais. O paradigma era simples e unidirecional: as empresas vendem aos consumidores. Nós criamos produtos; fixamos preços; definimos os locais onde vendê-los; e fazemos anúncios. Nós controlamos a mensagem. A internet transforma todas essas atividades.

(...) Os produtos agora são customizados em massa, envolvem serviços e são marcados pelo conhecimento e os gostos dos consumidores. Por meio de comunidades online, os consumidores hoje participam do desenvolvimento do produto. Produtos estão se tornando experiências. Estão mortas as velhas concepções industriais na definição de marketing de produtos.

(...) Graças às vendas online e à nova dinâmica do mercado, os preços fixados pelo fornecedor estão sendo cada vez mais desafiados. Hoje questionamos até o conceito de “preço”, à medida que os consumidores ganham acesso a ferramentas que lhes permitem determinar quanto querem pagar. Os consumidores vão oferecer vários preços por um produto, dependendo de condições específicas. Compradores e vendedores trocam mais informações e o preço se torna fluido. Os mercados, e não as empresas, decidem sobre os preços de produtos e serviços.

(...) A empresa moderna compete em dois mundos: um físico (a praça, ou marketplace) e um mundo digital de informação (o espaço mercadológico, ou marketspace). As empresas não devem preocupar-se com a criação de um web site vistoso, mas sim de uma grande comunidade online e com o capital de relacionamento. Corações, e não olhos, são o que conta. Dentro de uma década, a maioria dos produtos será vendida no espaço mercadológico. Uma nova fronteira de comércio é a marketface — a interface entre o marketplace e o marketspace.

(...) Publicidade, promoção, relações públicas etc. exploram “mensagens” unidirecionais, de umpara-muitos e de tamanho único, dirigidas a consumidores sem rosto e sem poder. As comunidades online perturbam drasticamente esse modelo. Os consumidores com frequência têm acesso a informações sobre os produtos, e o poder passa para o lado deles. São eles que controlam as regras do mercado, não você. Eles escolhem o meio e a mensagem. Em vez de receber mensagens enviadas por profissionais de relações públicas, eles criam a “opinião pública” online. Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom.

(Don Tapscott. O fim do marketing. INFO, São Paulo, Editora Abril, janeiro 2011, p. 22.) 
Na frase: “Os marqueteiros estão perdendo o controle” refere-se ao fato de que: 
I. Os consumidores com frequência têm acesso a informações sobre os produtos, e o poder passa para o lado deles.
II. São eles, os empresários, que controlam as regras do mercado, não você. Eles escolhem o meio e a mensagem.
III. Em vez de receber mensagens enviadas por profissionais de relações públicas, os consumidores criam a “opinião pública” online.
IV. Publicidade, promoção, relações públicas etc. exploram “mensagens” unidirecionais, de um-para-muitos e de tamanho único, dirigidas a consumidores sem rosto e sem poder.
Assinale a alternativa correspondente: 
Alternativas
Q1906619 Atualidades
O Programa do Governo Federal Bolsa Família, foi substituído pelo programa Auxílio Brasil. O programa Auxílio Brasil promete ir além do Programa Bolsa Família e terá cinco novos focos.
Analise as assertivas abaixo.
I. Auxílio Esporte Escolar e Bolsa de Iniciação Científica Júnior.
II. Auxílio Emergencial e Auxílio Inclusão Produtiva Rural.
III. Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Auxílio Inclusão Produtiva Rural.
IV. Auxílio Criança Cidadã e Auxílio Emergencial.
Está correto apenas o que se afirma nas assertivas:
Alternativas
Q1906620 Atualidades
Após os ataques da Rússia à Ucrânia foram criados corredores humanitários. Sobre os corredores humanitários, é incorreto o que se afirma em: 
Alternativas
Q1906621 Atualidades
Conforme informações divulgadas na mídia jornalística, em que data foi aplicada a primeira dose de vacina contra a Covid-19 no Brasil e qual foi o imunizante aplicado? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: C
6: D
7: A
8: D
9: B
10: C
11: D
12: D
13: D
14: C
15: A
16: C
17: B
18: D
19: B
20: A