Questões de Concurso Público Prefeitura de Maravilha - SC 2022 para Psicólogo
Foram encontradas 12 questões
( ) José Bleger e Marlene Guirado são autores importantes para amparar as reflexões a respeito da função do psicólogo institucional. Já Christophe Dejours e Idalberto Chiavenato são autores de renome na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
( ) De maneira geral, as diferenças entre instituição e organização giram em torno dos seguintes eixos: compromisso social, valores, estrutura, missão, dinâmicas relacionais, objetivos e regras. Estes eixos precisam ser considerados e problematizados pelos profissionais da psicologia no desenvolvimento de suas atividades. Caso contrário, corre-se o risco de atuar com enfoque na geração de conformismos.
( ) Dentre as funções que podem ser desenvolvidas pelo psicólogo organizacional, podemos citar: análise, diagnóstico e orientação de casos na área da saúde do trabalhador (observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde); participação em programas e/ou atividades na área da saúde e segurança de trabalho; oferecer consultoria interna/externa; facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos de organizações.
( ) O que caracteriza especificamente a psicologia institucional é o enquadramento da tarefa a ser desenvolvida. A atuação do psicólogo institucional deve estar direcionada a unidade e a totalidade da instituição, mas também pode centralizar a sua atenção em um grupo ou agente em específico. Nestes casos, o profissional deverá avaliar a necessidade de intervenções pontuais para fins de ajustamento, em prol de evitar que grandes conflitos venham à tona e prejudiquem as relações institucionais.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
“O surto de coronavírus criou desafios únicos para os trabalhadores em todo o mundo. Enquanto a maioria da força de trabalho foi solicitada a trabalhar em casa para ajudar a “achatar a curva", os profissionais de saúde foram solicitados a permanecer na linha de frente, trabalhando longas jornadas para combater essa ameaça mortal, mesmo não dispondo de condições adequadas em termos de estrutura, equipamentos de proteção individual e treinamento [...]. Ao fazer isso, esses profissionais não apenas se arriscam a ficar expostos ao vírus, mas também enfrentam o risco da síndrome de burnout, um transtorno relacionado ao estresse no trabalho no qual os funcionários se sentem emocionalmente “exauridos” e desinteressados [...] De fato, estudos têm mostrado que, ao exacerbar os fatores de estresse já existentes em um sistema de saúde despreparado, bem como ao adicionar estressores novos e exclusivos associados ao cenário de incertezas, a pandemia de coronavírus provocou um pico de Burnout entre os profissionais de saúde primária”
Fonte: MOURA, E.C. FURTADO, L. SOBRAL, F. Epidemia de Burnout durante a Pandemia de Covid-19. 2020. Rev. adm. empres. Vol. 60. n.6. pp-426-436.
A citação versa sobre o aumento de indícios da Síndrome de Burnout entre profissionais da saúde no nível de atenção primária durante a Pandemia de Covid-19. Sobre as definições deste quadro sintomático, analise as afirmativas abaixo:
I. A Síndrome de Burnout, de acordo com o disposto na Portaria Nº 2.309, de 28 de Agosto de 2020, envolve fatores psicossociais relacionados à gestão organizacional, e/ou conteúdo das tarefas do trabalho, e/ou condição do ambiente de trabalho, e/ou interação pessoa-tarefa, e/ou jornada de trabalho. Porém, nesta definição não possuem respaldo as situações de violência e assédio moral/sexual – o que tem sido alvo de críticas.
II. No DSM-V, a Síndrome de Burnout é definida como um conjunto de sinais e sintomas de sofrimento que tem como nicho central o exercício do trabalho e seus condicionantes. Os principais critérios de definição apresentados são: I. Sensação de cansaço intermitente; II. Sentimentos persistentes de negativismo relacionado ao trabalho; III. Desmotivação e IV. Pensamentos obsessivos relacionados ao exercício profissional. III.
O termo Burnout como indicativo de uma condição de exaustão e esgotamento foi citado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger pela primeira vez na década de 1970. Mas, somente a partir da década de 1980 é que um postulado específico para a Síndrome de Burnout é elaborado; a partir disso, surge o primeiro instrumento voltado à sua mensuração (Maslach Burnout Inventory - MBI).
IV. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu recentemente a Síndrome de Burnout como condição de adoecimento ligada estritamente ao trabalho. Esta classificação consta na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e está em vigor desde o início do ano de 2022.
Está incorreto o que se afirma em:
I. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação de diferenças individuais. É um processo que tem como foco a constatação ou não de psicopatologia, e não se resume a aplicação de testes. Isso significa que...
II. O psicodiagnóstico e a psicometria são sinônimos. A validação de instrumentos e técnicas de avaliação permitem ao profissional da psicologia descrever os comportamentos e os traços de personalidade típicos de uma pessoa e estipular possíveis causas para seu modo de agir problemático.
Assinale a opção que contém a resposta correta:
I. A definição de dificuldade para a aprendizagem é utilizada para fazer referência a um conjunto heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo.
II. A expressão transtornos da aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas que se devem a alterações significativas do Sistema Nervoso Central (SNC). Portanto, no caso dos transtornos da aprendizagem, a existência de comprometimento neurológico é considerado um critério de definição importante.
III. Para atender uma criança que apresenta dificuldade para a aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, se faz necessária a integração de áreas de especialidade (equipe multidisciplinar). Após a identificação dos possíveis fatores que interferem na aprendizagem, é preciso elaborar estratégias de acompanhamento afinadas ao contexto onde a criança está inserida, evitando-se intervenções exclusivamente individuais (como se a criança, em si, fosse um problema a ser resolvido).
IV. São exemplos de Transtornos de Aprendizagem: Dislexia, Discalculia e Disortografia e Dispraxia. São fatores envolvidos nas dificuldades para aprendizagem: fatores relacionados com a escola (por exemplo: condições físicas da sala de aula e condições pedagógicas), fatores relacionados com as vivências familiares da criança/adolescente (por exemplo: experiências conflituosas que geram sofrimento), e fatores relacionados com a criança (por exemplo: problemas físicos gerais, baixa auto estima e insegurança).
Está correto o que se afirma nos itens:
1. Pedagogia Tradicional.
2. Escola Nova.
3. Pedagogia Tecnicista.
( ) Surge em meados do século XIX. Sua organização está alicerçada no princípio de que a educação é direito de todos e dever do Estado. A causa da marginalidade é considerada a ignorância. É marginalizado quem não é esclarecido. O modelo de disciplina e de bom comportamento está na conduta do professor (que deve ser visto pelos estudantes como um modelo a ser seguido)
( ) Corrente inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade. Há ênfase no planejamento da educação visando a diminuição de interferências subjetivas capazes de colocar em risco a sua eficiência. As atividades de coordenação, inciativas em prol da instrumentalização e do controle das relações de ensino e aprendizagem ficam sob a responsabilidade de especialistas habilitados. O ideal é a “aprender a fazer”.
( ) Sustenta a ideia de que a aprendizagem se dá pela ação, e advoga a favor da transformação da sala de aula. Aqui, o problema da marginalidade não pode mais ser explicado pelas diferenças de qualquer natureza entre os homens. A educação é vista, como oportunidade de equalização social na medida em que promove a integração e o respeito às diferenças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de preenchimento correta:
I. No texto que ficou conhecido como “A Primeira Tópica”, Freud caracteriza o inconsciente, o consciente e o pré-consciente, e nos apresenta as qualidades das pulsões enfatizando as suas quatro características essenciais: fonte, pressão, finalidade e objeto.
II. No texto que ficou conhecido como “A segunda Tópica”, Freud define os conceitos de Id, Ego e Superego. O autor estabelece a relação destas estruturas com a divisão topográfica do aparelho psíquico e, neste sentido, afirma que o Id é totalmente inconsciente, o ego é parcialmente consciente e parcialmente inconsciente, e o superego é totalmente consciente.
III. As definições de pulsão de vida e pulsão de morte, de princípio de prazer e princípio da realidade são conceitos basilares da psicanálise, assim como a própria definição de sexualidade - que Freud define objetivamente como sendo “a pedra angular da psicanálise”.
Assinale a alternativa correta: