Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulista - PE 2014 para Técnico de Enfermagem
Foram encontradas 20 questões
I. Os medicamentos antifúngicos em forma de líquido, como a nistatina, que agem através do contato com as mucosas na boca, são administrados pela técnica de “bochechar e engolir”.
II. Para administrar um medicamento oral, é necessário verificar duas vezes os “cinco certos” da administração de medicamento. A primeira verificação ocorre ao se retirar o medicamento da área de armazenamento.
III. As injeções subcutâneas são administradas dentro do tecido subcutâneo, a camada de gordura localizada abaixo da derme e acima do tecido muscular. Quando um medicamento é administrado dentro do tecido subcutâneo, a absorção é muito rápida, e o volume a ser administrado é sempre maior que 1 mL.
Está(ão) CORRETA(S)
( ) São complicações associadas à administração de medicamentos intramuscular: lesão nervosa, lesão óssea, infecção do músculo ou osso.
( ) Para administrar 8000 UI de heparina, (tem disponível 5000 UI/mL – 5mL), são aspirados do frasco ampola 1,9 mL
( ) Para administrar 375 mg de Keflin, usando-se 7 mL de diluente (tem disponível Keflin 1g), serão aspirados 3, 2 mL.
( ) A injeção intramuscular pode ser administrada em sítios: no braço, no quadril, na coxa ou nas nádegas. A idade do cliente, o medicamento a ser injetado, a quantidade de medicamento e a condição geral do cliente influenciam a escolha do local.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA
I. O oxímetro de pulso utiliza a luz infravermelha para determinar o percentual de hemoglobina, que se combina com o oxigênio.
II. Um sensor ligado ao dedo ou lóbulo da orelha do cliente permite a avaliação da frequência respiratória e saturação de oxigênio, quer de modo intermitente, quer de forma contínua.
III. O oxímetro registra a saturação de oxigênio arterial. Uma saturação maior que 95% é considerada normal, enquanto que valores abaixo de 93% geralmente indicam a necessidade de oxigenoterapia e avaliação adicional.
Está(ão) CORRETA(S)
( ) São objetivos dos drenos: evitar acúmulo de líquidos em sítios onde se deseja o fechamento de espaços vazios, promover saída de ar ou de líquidos que se acumulam, bem como realizar controle hídrico do cliente.
( ) Na drenagem gravitacional, o frasco coletor é posicionado abaixo do nível a que se deseja eliminar, uma vez que o líquido tende para o ponto mais baixo devido à força de gravitação.
( ) Se na região a ser drenada, há um grande volume de drenagem, a única possibilidade de drenagem é o sistema de drenagem gravitacional.
( ) Os drenos são considerados corpos estranhos que podem lesar tecidos e pele adjacente, e, com isso, atuar como fatores predisponentes à infecção.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
I. Quando o estoma está próximo à cicatriz cirúrgica, há uma dificuldade para se colocar a bolsa; com isso, a ferida cirúrgica deve ficar aberta para facilitar a colocação da bolsa de drenagem do estoma.
II. Para realizar a limpeza e a troca das bolsas de drenagem das estomias, o procedimento deve ser realizado com técnica estéril.
III. A troca da bolsa dependerá do aspecto em que se encontrará ou da rotina hospitalar. Qualquer quebra de barreira protetora da pele implica imediata troca do sistema.
Está(ão) CORRETA(S) apenas
I. Artigos críticos são assim denominados em função do alto risco de infecção, se estiverem contaminados com qualquer microorganismo ou esporos. São artigos que entram em contato direto com tecidos ou tratos estéreis, devendo, portanto, ser submetido ao processo de desinfecção.
II. Artigos semicríticos são aqueles, que entram em contato com a pele não íntegra e membranas mucosas. Devem ser submetidos, no mínimo, a desinfecção. Em algumas circunstâncias, a esterilização é desejável pelo risco do artigo tornar-se crítico.
III. Artigos não críticos são os que entram em contato com a pele íntegra e que somente necessitam desinfecção de médio ou baixo nível, quando reutilizados entre pacientes.
Está(ão) CORRETA(S)
( ) Observar o tipo de cirurgia realizada e qualquer complicação intraoperatória, bem como monitorar drenos e curativos.
( ) Não há necessidade de conhecer a qual tipo de anestesia o cliente foi submetido, pois, ao término da cirurgia, não há mais relação do tipo anestésico com o pós-operatório.
( ) Monitorar cuidadosamente os SSVV do paciente que se submeteu à anestesia geral, até que os SSVV estejam estáveis por, pelo menos, 30 min e dentro dos limites de normalidade.
( ) Avaliar vias de infusão, tubos ou drenos, perda sanguínea estimada, condição da ferida, medicamentos usados, infusões e débito urinário.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
1. Papel grau cirúrgico, papel Kraft, caixa de inox são recomendados para esterilização por estufa.
2. Tyvek e papel Kraft são recomendados para plasma de peróxido de hidrogênio.
3. Papel Kraft, não tecido e tecido são recomendados para esterilização por óxido de etileno.
4. Caixa de inox de parede fina e papel alumínio são recomendados para estufa.
5. Caixa de inox, papel grau cirúrgico e tecido de algodão são embalagens usadas para esterilização por autoclave.
Estão CORRETAS apenas
1. Feridas limpas
2. Feridas potencialmente contaminadas
3. Feridas contaminadas
4. Feridas infectadas
( ) Feridas em que os micro-organismos causadores já se encontram no campo operatório antes da cirurgia e apresentam coleções purulentas; feridas traumáticas com tecido desvitalizado, vísceras perfuradas, corpo estranho e ou contaminação fecal.
( ) Aquelas em que ocorre penetração no trato respiratório, digestivo ou geniturinário, sem contaminação significativa; feridas causadas por cirurgia com pequenas infrações técnicas; feridas drenadas por meios mecânicos; feridas em áreas de difícil antissepsia.
( ) Feridas em que não há processo inflamatório e não ocorreu penetração no trato respiratório, digestivo e geniturinário, não havendo, portanto, infração dos princípios de técnica.
( ) Aquelas em que há infração técnica; grande contaminação a partir do trato gastrintestinal; ferida traumática recente; penetração no trato geniturinário ou biliar na presença de urina ou bile infectada.
A sequência CORRETA encontra-se na alternativa
I. Enfatizar que a perda de coleta de urina, mesmo que seja de apenas uma amostra, durante o período programado, invalidará o exame, implicando o recomeço do procedimento.
II. Orientar o paciente para guardar toda a urina no frasco durante o período de coleta.
III. Constitui-se em um procedimento importante para avaliação da função renal e evolução do paciente.
IV. Durante o período de coleta, o paciente deve estar com restrição hídrica para facilitar o controle do débito urinário.
Assinale a alternativa CORRETA.
( ) A complementação do esquema vacinal do adolescente deve ser realizada, apenas, nas escolas.
( ) Agendar as próximas doses na Caderneta de Saúde do Adolescente.
( ) Verificar, na ficha de condições básicas de saúde do adolescente, qualquer registro de efeitos adversos, decorrentes de determinada vacina aplicada.
( ) Elaborar e preencher o “cartão espelho” para controle e monitoramento vacinal.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
I. Vacina é o mecanismo usado para controlar algumas doenças infectocontagiosas, como varíola, poliomielite, sarampo, tuberculose, rubéola, hepatite B e febre amarela, entre outras.
II. A pessoa vacinada é aquela que recebeu uma dose da vacina, independentemente de ter recebido o esquema completo.
III. A pessoa imune é aquela que possui anticorpos protetores específicos contra determinado agente infeccioso. A pessoa só pode adquirir imunidade por meio da vacinação.
IV. As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde cujo objetivo é o de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.
Assim, verifica-se que
I. Evidências revelam que não há correlação entre a difusão das DSTs convencionais e a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), tendo sido descoberto que as DSTs não aumentam o risco de transmissão do HIV por via sexual.
II. O diagnóstico e tratamento das DSTs em fase inicial podem evitar graves complicações e sequelas, incluindo infertilidade, perda fetal, gravidez ectópica, morte prematura, infecções em recém-nascidos e lactentes.
III. As ações devem estar direcionadas à conscientização da população quanto à necessidade do uso de preservativos em todas as relações sexuais e atividades íntimas.
IV. As ações devem estar direcionadas, exclusivamente, a populações em risco, como trabalhadores sexuais de ambos os sexos, adolescentes e prisioneiros.
Assim, verifica-se que