Questões de Concurso Público SES-PE 2014 para Analista em Saúde - Fonoaudiólogo

Foram encontradas 30 questões

Q925007 Fonoaudiologia
Sobre a cóclea, analise as afirmativas abaixo:
I. A membrana basilar separa o ducto coclear da rampa timpânica. II. A estrutura, que produz a endolinfa, é a estria vascular. III. As células ciliadas internas apresentam uma forma cilíndrica e estão separadas entre si pelo justacunículo (espaço de Nuel). IV. A lâmina espiral óssea é uma estrutura, que se projeta a partir do modíolo da cóclea, permitindo a passagem dos filetes do nervo coclear pela habênula perfurada. V. A energia mecânica, liberada na contração das células ciliadas externas, é responsável pelas emissões otoacústicas.
Está INCORRETO, apenas, o que se afirma em
Alternativas
Q925008 Fonoaudiologia
Analise as afirmativas abaixo:
I. O conduto auditivo externo consiste em um terço lateral cartilaginoso e dois terços mediais ósseos. II. O músculo estapédio se insere no osso estribo, enquanto o músculo tensor do tímpano se insere no osso martelo, ambos possuindo função protetora. III. O aqueduto coclear estabelece uma comunicação entre a escala vestibular e a cavidade subaracnoidea. IV. As partes fundamentais do labirinto membranoso são: o ducto coclear, o utrículo, o sáculo, os três ductos semicirculares e suas ampolas, o saco e o ducto endolinfáticos. V. A via auditiva mantém uma organização tonotópica, ou seja, impulsos nervosos relacionados com sons de determinadas frequências seguem caminhos específicos ao longo de toda a via, projetando-se em partes específicas da área auditiva.
Está INCORRETO, apenas, o que se afirma em
Alternativas
Q925009 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, os espaços do texto abaixo:
“Quando se contrai, o músculo _(1)_ leva a língua para cima e para trás e, assim, pode ser considerado um verdadeiro antagonista do músculo _(2)_ .”
Alternativas
Q925010 Fonoaudiologia
Com relação à anatomofisiologia do sistema sensório-motor-oral, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q925011 Fonoaudiologia
O desenvolvimento da linguagem pode ser observado em diferentes dimensões. Na avaliação de linguagem, são consideradas as seguintes dimensões:
Alternativas
Q925012 Fonoaudiologia
A neuropatia/dessincronia auditiva é um diagnóstico descritivo, com características típicas, que formam um padrão. Assinale a alternativa que apresenta esse padrão.
Alternativas
Q925013 Fonoaudiologia
No diagnóstico da deficiência auditiva, a realização de uma “bateria” de exames auditivos é considerada fundamental para assegurar o diagnóstico diferencial entre perdas auditivas condutivas e neurossensoriais, cocleares e retrococleares. Diante disso, deve fazer parte dessa “bateria” a realização dos seguintes exames:
Alternativas
Q925014 Fonoaudiologia
O que se espera da Audiometria Vocal em casos de perda auditiva condutiva e sensorioneural?
Alternativas
Q925015 Fonoaudiologia
Que tipos de timpanograma são compatíveis com a presença de reflexo estapédico?
Alternativas
Q925016 Fonoaudiologia
O Exame de Emissões Otoacústicas (EOA) é um teste rápido, objetivo e apresenta alta sensibilidade na identificação de alterações cocleares. Por esses motivos, o teste tem excelente aplicabilidade em programas de triagem auditiva neonatal. Sobre essa aplicabilidade do Exame de EOA, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q925017 Fonoaudiologia
Considerando a atuação do fonoaudiólogo no âmbito Hospitalar, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q925018 Fonoaudiologia
Quanto às fissuras labiopalatinas, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q925019 Fonoaudiologia
Com relação às Disfagias, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q925020 Fonoaudiologia
Dentre os procedimentos de indicação de próteses auditivas, quais dos relacionados abaixo devem ser considerados para que a indicação tenha sucesso?
Alternativas
Q925021 Fonoaudiologia
Qual é o critério de normalidade para identificação da perda auditiva de origem ocupacional?
Alternativas
Q925022 Fonoaudiologia
Uma criança de seis anos de idade, deficiente auditiva de grau profundo, usuária de implante coclear bilateral desde um ano e meio de idade, em processo de reabilitação fonoaudiológica regular, precisa passar por processo de avaliação de benefício do dispositivo eletrônico de auxílio à audição utilizado. Diante disso, que habilidades auditivas de percepção de fala devem ser consideradas pelo audiologista, ao escolher um protocolo de avaliação que forneça dados relativos à percepção de fala dessa criança?
Alternativas
Q925023 Fonoaudiologia
No processo de reabilitação de pacientes deficientes auditivos usuários de próteses auditivas, avaliar o benefício que estas trazem é essencial. O que justificaria essa avaliação?
I. A validação do processo de indicação da prótese auditiva, realizado pelo audiologista. II. A revisão, por parte do audiologista educacional, dos objetivos terapêuticos desenvolvidos em terapia fonoaudiológica. III. Subsidiar a opção educacional dos pais. IV. A realização de reajustes eletroacústicos que permita melhor ganho de audição.
Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q925024 Fonoaudiologia
Entre os defeitos congênitos, as anomalias craniofaciais constituem um grupo diverso. Neste, destacam-se as fissuras labiopalatais e fissuras palatais, que, comumente, acarretam uma série de transtornos orgânicos, funcionais e estéticos, interferindo significativamente na vida dos indivíduos. Trata-se de limitações que podem perdurar mesmo após as correções cirúrgicas. Dos distúrbios articulatórios compensatórios, citados abaixo, qual não é comumente encontrado no que se refere à articulação da fala e ressonância desses pacientes?
Alternativas
Q925025 Fonoaudiologia
Quanto às funções neurolinguísticas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q925026 Fonoaudiologia
Na avaliação e no tratamento em Motricidade Orofacial, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: D
6: A
7: E
8: A
9: C
10: C
11: D
12: D
13: B
14: A
15: C
16: E
17: E
18: B
19: E
20: C