Questões de Concurso Público TJ-PA 2014 para Analista Judiciário - Medicina Psiquiátrica

Foram encontradas 8 questões

Q416723 Psiquiatria
Utilize o quadro clínico descrito a seguir para responder a questão.

      Um rapaz de 17 anos está preocupando sua família. Há um ano, não sai mais de casa, passa a maior parte do tempo trancado em seu quarto com as cortinas fechadas. A família percebe que ele fala em voz baixa, sozinho. Ele chegou a comentar com a sua mãe que um professor da escola está querendo matá-lo e toda noite fica na porta da sua casa gritando o seu nome. E comentou que ouve pessoas comentando coisas sobre ele e que acha que o professor implantou um chip em seu cérebro, que controla suas ações.
      A família relata que ele sempre foi um menino introspectivo e com poucos amigos, nunca teve história de uso de substâncias de abuso. Ele é obeso e faz tratamento para diabetes com insulina. Ao realizar eletrocardiograma foi constatado aumento do intervalo QTc.

O fato de o rapaz ser introspectivo e ter poucos amigos desde a infância pode ser interpretado como:
Alternativas
Q416728 Psiquiatria
Em relação à depressão, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q416729 Psiquiatria
Em relação ao tratamento da depressão, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q416732 Psiquiatria
Uma mulher de 20 anos procurou o psiquiatra relatando que, há duas semanas, foi vítima de um assalto à mão armada e sentiu muito medo. Logo começou a se sentir anestesiada, sentindo estranhamento em relação a si mesma e ao ambiente. Também relata que não consegue parar de pensar no evento e sonha com o assalto quase todos os dias. Não tem conseguido iniciar o sono facilmente, tem dificuldade em se concentrar e está inquieta. Desde o ocorrido, evita passar na rua onde foi assaltada e a falar sobre o assunto. Tem percebido que não está produtiva no trabalho e tem evitado os encontros sociais.

A hipótese diagnóstica para esse quadro é
Alternativas
Q416734 Psiquiatria
Mulher de 30 anos, com dificuldade em ter relacionamentos estáveis, apresenta, desde a adolescência, comportamentos impulsivos como gastos excessivos, abuso de substâncias. Já tentou se suicidar várias vezes e se queixa de sentimentos de vazio. Além disso, irrita-se com facilidade e tem dificuldade em controlar a raiva. O seu diagnóstico é transtorno de personalidade
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: E