Questões de Concurso Público TJ-SP 2014 para Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento

Foram encontradas 11 questões

Q390285 Direito Administrativo
O artigo 37, caput, da Constituição Federal, dentre outros, estabelece como princípio da Administração Pública a moralidade. Com lastro em tal princípio, é possível o reconhecimento da invalidade de um ato formalmente aperfeiçoado de acordo com a lei, mas comprovadamente ofensivo à moralidade administrativa.

O raciocínio ora exposto está:
Alternativas
Q390288 Direito Administrativo
Com relação às disposições gerais atinentes à Administração Pública, sob o enfoque da Constituição Federal, pode-se afirmar corretamente que
Alternativas
Q390293 Direito Administrativo
O Governador do Estado expede Decreto-expropriatório que tem por objeto determinado imóvel de particular com o objetivo de servir como instalação de unidade administrativa de uma sociedade de economia mista que presta serviço público. Essa sociedade ingressa com a ação de desapropriação. Após a avaliação prévia do imóvel por perito judicial, depositado o valor indicado, a autora (sociedade de economia mista prestadora de serviço público) é imitida na posse do imóvel e inicia as suas funções. Após o devido processo legal, o processo é sentenciado com a fixação de um valor de indenização. Em grau de recurso, a decisão é mantida e, em execução de sentença, a sociedade de economia mista espontaneamente paga o saldo residual existente em favor do expropriado. Por último, registra-se a propriedade na matrícula do imóvel.

Sobre esta situação narrada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q390294 Direito Administrativo
Sobre o controle judicial dos atos da Administração Pública, é correto afirmar:
Alternativas
Q390295 Direito Administrativo
A respeito da denominada “discricionariedade técnica” da função administrativa, é correto afirmar:
Alternativas
Q390296 Direito Administrativo
Sobre a teoria geral da improbidade administrativa, é correto afirmar:
Alternativas
Q390297 Direito Administrativo
A respeito da teoria da imputação normativa aplicada à responsabilidade patrimonial do Estado, é correto afirmar:
Alternativas
Q390298 Direito Administrativo
É promulgada uma lei estadual que cria um órgão de controle interno da Administração Pública, com função de fiscalização e imposição de sanções. Prescreve-se a competência deste órgão para instaurar processos administrativos disciplinares, inclusive contra agentes públicos lotados junto a entes da Administração Pública Indireta. Diante desta situação jurídica, é correto afirmar:
Alternativas
Q390299 Direito Administrativo
Em relação ao regime jurídico-administrativo, é correto afirmar:
Alternativas
Q390300 Direito Administrativo
No exercício das funções notariais e de registro, é correto afirmar sobre o princípio da finalidade:
Alternativas
Q390301 Direito Administrativo
O art. 28 da Lei n.º 8.935/94 prescreve: “Os notários e oficiais de registro gozam de independência no exercício de suas atribuições, têm direito à percepção dos emolumentos integrais pelos atos praticados na serventia e só perderão a delegação nas hipóteses previstas em lei”. Sobre a independência afirmada neste artigo, é correto dizer:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: C
6: C
7: B
8: A
9: A
10: B
11: D