Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapevi - SP 2019 para Médico Clínico - UBS

Foram encontradas 29 questões

Q1046809 Medicina
Um paciente, após sofrer um infarto de miocárdio, é entrevistado pela equipe de saúde de um serviço assistencial, no tocante à sua dieta, ao consumo de drogas e tabaco, às suas atividades físicas, laborais, sexuais e lúdicas habituais. No momento da alta hospitalar, com base nas informações, a equipe o orienta sobre as melhores opções para retomar sua vida cotidiana gradativamente. Esses procedimentos
Alternativas
Q1046812 Medicina
Criança de oito meses deu entrada no Pronto-Socorro com história de três dias de diarreia, que se intensificou nas últimas doze horas. Examinada, mostrava-se desidratada e prostrada. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu uma hora depois da internação. O exame físico revelou sinais de intensa desidratação. A doença ou o estado mórbido que causou diretamente sua morte e a causa básica são, respectivamente,
Alternativas
Q1046813 Medicina

Um estudo, com duração prevista de pelo menos 30 anos, tem o objetivo de avaliar a influência de determinados fatores na ocorrência de doenças cardiovasculares na população adulta de uma comunidade. A equipe de pesquisadores opta por um desenho epidemiológico de difícil execução, mas que terá um alto poder analítico e permitirá o cálculo do risco relativo.


Trata-se de um

Alternativas
Q1046814 Medicina
Uma equipe de pesquisadores, querendo analisar os efeitos da exposição a uma determinada substância, seleciona uma população de 15000 pessoas expostas durante 10 anos a ela, no passado, e outra de 15500 pessoas jamais expostas. Encontra fortes evidências de um efeito dose-resposta entre a exposição à substância e a incidência de câncer de pulmão e bexiga. 
O desenho epidemiológico do estudo é
Alternativas
Q1046815 Medicina
Uma equipe de pesquisadores, querendo analisar os efeitos da exposição a uma determinada substância, seleciona uma população de 15000 pessoas expostas durante 10 anos a ela, no passado, e outra de 15500 pessoas jamais expostas. Encontra fortes evidências de um efeito dose-resposta entre a exposição à substância e a incidência de câncer de pulmão e bexiga. 
O estudo
Alternativas
Q1046818 Medicina
As equipes do consultório na rua
Alternativas
Q1046823 Medicina
Assinale a alternativa que expressa formas de organização dos processos de trabalho do modelo da vigilância em saúde.
Alternativas
Q1046829 Medicina

Homem, 47 anos, procura atendimento médico em ambulatório, pois acredita estar com a pressão alta. Não apresenta nenhum antecedente pessoal relevante e nem antecedentes familiares de doenças cardiovasculares. Não é tabagista e não faz uso regular de medicamentos. Exame físico: pressão arterial medida no braço esquerdo foi de 155 x 90 mmHg e no braço direito de 150 x 90 mmHg. Em uma segunda consulta os valores foram os mesmos.

Além de realizar orientações dietéticas e sobre mudança do estilo de vida, a conduta apropriada em relação à pressão arterial, de acordo com as últimas diretrizes brasileiras de hipertensão arterial, é

Alternativas
Q1046830 Medicina

Homem, 50 anos, sedentário e hipertenso, em uso de losartana 100 mg/dia, econtra-se assintomático em consulta periódica. Exame físico: normal, altura = 1,70 m e peso = 90 kg. Exame laboratorial relevante: glicemia de jejum = 172 mg/dL. O exame foi repetido, tendo como resultado 154 mg/dL.

Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta nesse momento, considerando que a função renal do paciente é normal.

Alternativas
Q1046831 Medicina

Mulher, 57 anos, procura atendimento médico com queixa de disúria há 48 horas, acompanhada de urgência miccional e alterações na cor e no odor da urina. Refere que teve uma infecção urinária há cerca de 8 anos e nega corrimento ou secreção vaginal no momento. Nega febre e o exame físico não revelou alterações significativas, Giordanno negativo.


A conduta correta nesse caso é

Alternativas
Q1046832 Medicina

Mulher, 32 anos, procura atendimento médico com queixa de cefaleia em aperto de leve intensidade, em região occipital, há três meses. Relata que no último mês tem apresentado até dois episódios por semana. A dor irradia para a região cervical e os episódios costumam durar um dia inteiro. Nega náuseas, vômitos, alterações visuais e a dor não piora com os esforços habituais. O exame físico geral e neurológico é normal.


Assinale a alternativa que contém a conduta correta no momento da avaliação.

Alternativas
Q1046833 Medicina

Mulher, 29 anos, peso corporal de 64 kg, encontra-se internada há 5 dias, recebendo tratamento com amicacina e ceftriaxona para pielonefrite aguda. À admissão hospitalar apresentava creatinina sérica de 0,8 mg/dL e, após 5 dias de internação, sua creatinina sérica confirmada é de 1,3 mg/dL. Permanece com evolutiva melhora, tendo urinado 1050 ml nas últimas 24 horas antes do exame.


Considerando a diretriz do KDIGO (Kidney Disease Improvement Global Outcomes), em relação à função renal dessa paciente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1046834 Medicina

Homem, 62 anos, com histórico de insuficiência cardíaca com disfunção ventricular esquerda, em decorrência de infarto prévio, apresenta quadro agudo (inferior a 12 horas) de fibrilação atrial com alta resposta ventricular. O paciente nega eventos arrítmicos no passado e consegue determinar o exato início da arritmia. Apresenta-se hemodinamicamente estável, nega dor precordial, dispneia ou sudorese,


Entre as opções descritas a seguir, para o tratamento farmacológico imediato, visando a reversão da arritimia, a mais indicada é

Alternativas
Q1046835 Medicina

Mulher, 32 anos, refere que foi madrinha em um casamento há 3 dias e que dançou a noite inteira na festa. Após 48 horas, passou a apresentar dor muscular, febre de até 38ºC e dor ventilatório-dependente em hemitórax D. Nega uso de medicamentos nos últimos seis meses. Exame físico: paciente febril, 37,9 ºC, em bom estado geral; FC = 92 bpm; FR = 18 ipm; SpO2 em ar ambiente = 96%; PA 100 x 60 mmHg; ausculta cardíaca normal; ausculta pulmonar presença de estertores subcrepitantes em base pulmonar D. Foi realizada radiografia de tórax que está ilustrada a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa com a opção terapêutica correta.

Alternativas
Q1046836 Medicina

Mulher, 23 anos, parda, queixa-se de cansaço intenso e pouca tolerância aos esforços. Durante a realização do exame físico foram observadas: úlcera em membro inferior direito, em região tibial anterior, com cerca de dois centímetros, e várias cicatrizes de lesões antigas. O hemograma evidencia: Hb = 9,6 g/dL, HT = 32% e VCM = 85 fL. Realizada ultrassonografia de abdome que constatou a inexistência de baço, embora não houvesse história de esplenectomia.


A principal hipótese diagnóstica é:

Alternativas
Q1046837 Medicina

Homem, 69 anos, tabagista de longa data (45 maços/ ano) tendo parado há 1 ano, quando foi diagnosticada doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Nos últimos dois anos tem apresentado vários episódios gripais, e duas visitas ao pronto atendimento, sendo tratado com antibióticos, com melhora parcial. Refere que nas duas últimas gripes foi tratado com antibiótico e corticoide, sem necessidade de internações hospitalares. Apresenta dispneia ao subir escadas e ao caminhar por mais de 5 minutos. Traz os seguintes exames complementares: espirometria: CVF 3L (79%); VEF1: 1,02L (48%) e VEF1/CVF: 34%; radiografia de tórax: normal; tomografia de Tórax: sinais de enfisema centrolobular.

(CVF – capacidade vital forçada; VEF1 – volume expiratório forçado do primeiro segundo)


Assinale a alternativa que apresenta a opção terapêutica correta para o paciente.

Alternativas
Q1046838 Medicina

Mulher, 29 anos, sem antecedentes mórbidos, procura atendimento médico com queixa de tosse e febre vespertina há 1 mês, com expectoração em moderada quantidade. Esporadicamente apresenta escarros hemoptoicos. Apresenta também dor em hemitórax esquerdo, tipo aperto e ventilatório-dependente, desde o início do quadro. Exame físico: regular estado geral, T= 38,1 ºC, FC = 112 bpm, FR = 18 ipm, PA = 100 x 70 mmHg, SpO2 em ar ambiente = 95%; ausculta pulmonar com roncos difusos e estertores subcrepitantes em ápice pulmonar direito.


Considere que foi realizada uma radiografia de tórax, não diagnóstica, na admissão da paciente. A próxima conduta será

Alternativas
Q1046839 Medicina

Paciente do sexo masculino, 79 anos, portador de adenocarcinoma de cabeça do pâncreas localmente avançado, procura atendimento médico com quadro de queda do estado geral e vômitos incoercíveis há 24 horas. O exame físico revela o paciente ictérico 4+/4, desidratado, hipocorado e torporoso. Na avaliação abdominal, é possível palpar o estômago distendido em região epigástrica.


O distúrbio hidroeletrolítico e do equilíbrio ácido básico que será encontrado nesse paciente é:

Alternativas
Q1046840 Medicina

Homem, 64 anos, hipertenso, dislipidêmico e tabagista, apresenta angina estável, classe funcional I, há 2 anos e 8 meses. Refere que durante o último mês, os episódios de dor vêm ocorrendo em situações que demandam esforços menores, como pequenas caminhadas e atividade sexual. Faz uso regular de AAS, atorvastatina, anlodipina, mononitrato de isossorbida, clortalidona, atenolol e losartana. O exame físico e o eletrocardiograma de repouso não apresentam alterações significativas; PA = 130 x 70 mmHg e FC = 60 bpm. Foi solicitado teste ergométrico e, no início do terceiro minuto houve aparecimento de angina típica e infradesnivelamento do segmento ST de 3 mm, com morfologia horizontal, motivando a interrupção do teste.


Assinale a afirmativa que contém a conduta mais apropriada neste caso.

Alternativas
Q1046841 Medicina

Mulher, 36 anos, assintomática, procura atendimento médico por excesso de peso. Refere história de síndrome de ovários policísticos em uso de anticoncepcional hormonal oral de baixa dosagem e fluoxetina 20 mg/dia. Nega ingesta de bebidas alcoólicas. Apresenta antecedente familiar de diabetes mellitus tipo 2. Exame físico: peso = 80 kg; altura = 1,58 m; circunferência abdominal = 90cm; PA = 130 x 90 mmHg. Exames laboratoriais: TSH = 1,6 mU/L (normal = 0,4 a 4); T4 livre = 1,4 ng/dL (normal = 0,8 a 1,8); glicose jejum = 109 mg/dL; hemoglobina glicada = 6,1%; colesterol total = 215 mg/dL; triglicérides = 195 mg/dL; colesterol HDL = 34 mg/dL; colesterol LDL = 128 mg/dL; aspartato aminotransferase = 69 UI/L (normal = 12 a 38); alanina aminotransferase = 85 UI/L (normal = 7 a 41); ferritina = 499 μg/L (normal = 24 a 155); sorologias para hepatites B e C negativas.


Considerando que foi afastada a possibilidade de síndrome de Cushing, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: E
6: C
7: D
8: B
9: B
10: C
11: D
12: D
13: A
14: E
15: D
16: B
17: B
18: D
19: D
20: E