Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2022 para Analista Previdenciário - Assistente Social

Foram encontradas 30 questões

Q2116655 Serviço Social
A questão social na realidade brasileira possui características significativas em um contexto no qual a classe trabalhadora é a que vivencia em seu cotidiano as mazelas impostas por um sistema de produção que oprime e exclui. A principal característica da questão social é a
Alternativas
Q2116656 Serviço Social
A assistência social é um direito previsto na Constituição Federal de 1988. Contudo, para a sua efetivação, são criadas políticas públicas que permitem inclusões para a população que dela necessitar. A trajetória das políticas sociais no Brasil, a partir da Constituição de 1988, teve a reafirmação da Assistência Social através da Lei Orgânica da Assistência Social em 1993, da Política Nacional da Assistência Social em 2004, bem como a criação do Sistema Único da Assistência Social em 2005, conquistas históricas na área do Serviço Social. Dessa forma, a Assistência Social se configura como um avanço nas políticas sociais brasileiras voltadas para a
Alternativas
Q2116657 Serviço Social
O envelhecimento populacional tem sido cada vez maior no âmbito mundial. Compreende-se que envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida que consiste em mudanças físicas, psicológicas e sociais. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a:
Alternativas
Q2116658 Serviço Social
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionado em 13 de julho de 1990, incorporou os avanços preconizados na Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e trouxe o caminho para se concretizar o Artigo 227 da Constituição Federal, que determinou direitos e garantias fundamentais a crianças e adolescentes. Assim, tornou-se o principal instrumento de efetivação dos direitos desse segmento. O ECA traz a proteção integral, na qual crianças e adolescentes são vistos como sujeitos de direitos, com prioridade absoluta. O Artigo 100 versa sobre a aplicação das medidas protetivas, e afirma que levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem:
Alternativas
Q2116659 Serviço Social
O Serviço Social previdenciário tem compromisso com os/as trabalhadores/as na orientação sobre seus direitos, constituindo-se como referência para a população que busca por proteção social no INSS, com destaque para o reconhecimento do direito aos benefícios previdenciários e assistenciais. As estratégias de ação construídas coletivamente pelos assistentes sociais demarcam o posicionamento da categoria, adotando uma nítida concepção do usuário enquanto um sujeito de direitos, cidadão com poder de decisão e enfrentamento das desigualdades sociais apresentadas. Em consonância com a teoria crítica, o trabalho do/a assistente social na Previdência Social tem por base a
Alternativas
Q2116660 Serviço Social
A trajetória da assistência social na sociedade brasileira possui marcos e características específicas que trazem avanços e ao mesmo tempo retrocessos. Um importante instrumento para a população é a legislação. Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em seu artigo 1º “A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê”:
Alternativas
Q2116661 Serviço Social
O Projeto ético político da profissão está vinculado a um posicionamento a favor da transformação da sociedade. A profissão possui uma dimensão política explícita no processo de intervenção profissional, atuando em um movimento contraditório das classes, imprimindo uma direção social ao seu trabalho profissional, que favorece um ou a outro projeto societário. Esse projeto profissional está vinculado a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero. Dessa forma, ele traz em seus compromissos, como valor ético central:
Alternativas
Q2116662 Serviço Social
O trabalho profissional de assistentes sociais tem sido pautado em uma postura profissional com capacidade crítica e reflexiva acerca das problemáticas enfrentadas no cotidiano das pessoas com as quais lida e, ao mesmo tempo, desenvolve uma habilidade de comunicar-se tanto na linguagem oral quanto na escrita, colocando em prática as dimensões técnico-operativas, teórico-metodológicas e ético-políticas. Pode-se afirmar que no trabalho profissional, a função pedagógica desempenhada por assistentes sociais inscreve sua prática no campo das atividades:
Alternativas
Q2116663 Serviço Social
Desde o advento da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, a família não mais se organizou como nos tempos em que viviam nos campos. Isto aconteceu devido à ascensão da classe burguesa no cenário político antes predominado por relações de compadrio e de troca de favores, que, agora, se configura num cenário político caracterizado pela produção, visando lucratividade e a disseminação da ideologia de mercado, comandada pela premissa de demanda e oferta. As famílias, nesse processo histórico, vivenciam as contradições desse sistema, que é permeado por um contexto ultra neoliberal, reforçando o antagonismo social criado pelo sistema capitalista de produção. Dessa forma, o Estado atua de forma mínima em relação aos questionamentos e anseios sociais, e, quanto ao provimento das necessidades básicas de sobrevivência, pode-se afirmar que o mesmo:
Alternativas
Q2116664 Serviço Social
O processo de envelhecimento e velhice é produzido nos limites das condições concretas no espaço e no compasso do tempo do capital. Torna-se necessário a condição de classe como elemento central no detalhamento da problemática social do envelhecimento. O que se percebe no século XXI é um aumento da população idosa, provocado por fatores como queda da taxa de natalidade, avanços científicos e tecnológicos, dentre outros, fator que ao mesmo tempo pode ser caracterizado como conquista e como desafio. Uma das características marcantes dessa temática na sociedade atual, considerando o recorte da categoria trabalho, é o envelhecimento:
Alternativas
Q2116665 Serviço Social
Inúmeros fatores explicam a presença de pessoas em situação de rua na sociedade atual; a expressão das desigualdades sociais é o fator preponderante para que a população adentre e permaneça nessa condição. A ida para as ruas se dá também em face das mudanças no mundo do trabalho, principalmente em função da reestruturação produtiva, do aprofundamento do desemprego e do trabalho precarizado. Essas mudanças intensificam a expansão do exército de reserva e propiciam a elevação da pobreza. Em atenção à população em situação de rua, a criação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, voltado para esse segmento constitui-se em uma unidade de Proteção Social Especial de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. Dentre os serviços de acolhida para essa população, pode-se pontuar:
Alternativas
Q2116666 Serviço Social
As competências específicas dos/as assistentes sociais na Política de Assistência Social (PNAS) abrangem dimensões interventivas, que se complementam e, ao mesmo tempo, são indissociáveis. Constitui-se como uma dessas características:
Alternativas
Q2116667 Serviço Social
Considerando as condições objetivas de estruturação do espaço institucional, é importante garantir aos/às profissionais o direito de realizar suas escolhas técnicas rumo a uma decisão democrática, garantir liberdade na execução de pesquisas, planejamento, execução e avaliação do processo de trabalho, permitindo a realização de suas competências técnica e política nas dimensões do trabalho coletivo e individual, primando pelo respeito aos direitos, princípios e valores ético-políticos estabelecidos nas legislações. Se essas condições estiverem asseguradas, pode-se afirmar que o trabalho está sendo desenvolvido numa perspectiva de
Alternativas
Q2116668 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Assistente Social versa acerca de direitos e deveres dos/as profissionais, bem como daquilo que é vedado ao profissional realizar no exercício de suas funções. No tocante às relações com assistentes sociais e outros profissionais, o artigo 10 versa sobre os deveres dos/as assistentes sociais. Constitui-se um deles:
Alternativas
Q2116669 Serviço Social
A imputabilidade penal inicia-se somente aos dezoito anos (artigo 228 da Constituição Federal e artigo 104 do ECA). Deste modo, a conduta delituosa da criança e do adolescente, seja ela crime ou contravenção penal, nos termos do artigo 103 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é denominada tecnicamente de ato
Alternativas
Q2116670 Serviço Social
A Lei nº 12.594/2012 (Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE) tem como objetivos regulamentar as medidas socioeducativas, bem como definir o procedimento para a sua execução. Nesse sentido, o artigo 49 versa sobre os direitos do adolescente submetido ao cumprimento de medida socioeducativa, sem prejuízo de outros previstos em lei. Constitui-se um deles:
Alternativas
Q2116671 Serviço Social
Os instrumentos de trabalho profissional de assistentes sociais permitem a construção de respostas efetivas às demandas que lhes são apresentadas no cotidiano profissional. Constitui-se um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica determinada situação ou expressão da questão social, especialmente nos aspectos socioeconômicos, familiares e culturais:
Alternativas
Q2116672 Serviço Social
No processo histórico de trabalho profissional de assistentes sociais na área da saúde, percebe-se que há diversas matrizes de pensamento que os orientam. A perspectiva crítica nesse contexto possibilita determinadas ações diferenciadas que trazer rebatimentos na vida da população que é assistida nessa área. Dentre as ações que são nessa perspectiva, temos:
Alternativas
Q2116673 Serviço Social
A formação profissional em Serviço Social no Brasil foi orientada em seu percurso sócio-histórico por distintos projetos, que respondiam as exigências políticas e econômicas existentes. Esses processos também foram constituídos por questionamentos da própria profissão que, incansavelmente se coloca em um movimento de questionamentos e revisões sobre a própria prática – sobre o trabalho profissional. As Diretrizes Curriculares de 1996 expressam um processo formativo que foi desenhado e sustentado num contexto de crítica à profissão ao se colocar em questionamento componentes que orientavam a formação e o exercício profissionais. Pode-se afirmar que compõem essas diretrizes:
Alternativas
Q2116674 Serviço Social
A realidade na qual o Serviço Social está inserido requer análises acerca dos desafios que a profissão enfrenta. Hoje depara-se com um processo de reestruturação do chamado “mundo do trabalho” em curso, o que afeta diretamente o mercado profissional de assistentes sociais, com predominância de trabalhadores assalariados. Além disso, análises apontam um refluxo da perspectiva moderna em prol do efêmero, do volátil e do irracional; alterando e renovando o que se entendia por conservador, trata-se da “onda”:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: A
6: D
7: E
8: B
9: A
10: C
11: E
12: D
13: A
14: B
15: E
16: A
17: D
18: B
19: C
20: D