Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarulhos - SP 2023 para Arquiteto
Foram encontradas 23 questões
(Museu Guggenheim, foto: Britannica)
(Walt Disney Hall. Foto: Brian Vander Brug / Los Angeles Times)
O processo de geração da forma projetual empregado pelo arquiteto seguiu, nesses dois projetos, um roteiro de elaboração de modelo
Considerem-se as seguintes exigências técnicas:
I. Os ambientes ou compartimentos, que contiverem equipamentos ou instalações com funcionamento a gás, deverão ser dotados de ventilação permanente, assegurada por aberturas diretas para o exterior.
II. O armazenamento de recipientes de gás deverá ser localizado no exterior da edificação, em ambiente exclusivo, dotado de aberturas para ventilação permanente.
III. Deverão ser previstos sistema sensor de vazamentos de gás junto ao teto do compartimento no qual estiverem armazenados os cilindros de GLP e as válvulas de bloqueio na saída dos cilindros.
IV. Cada pavimento onde houver fornecimento de gás deverá ser equipado com sistema sensor e válvula de bloqueio.
V. Cada unidade residencial onde houver fornecimento de gás deverá ser equipada com sistema sensor e válvula de bloqueio.
A par de atender a disposições específicas da legislação estadual de prevenção e combate a incêndios e às normas técnicas da ABNT, esse condomínio deverá observar as seguintes condições:
Dentro da terminologia empregada na normatização de incêndios e considerando as exigências aplicáveis a projetos de edificação em múltiplos pavimentos, tal solução é denominada ventilação
Dentre as alternativas, o comprimento total mínimo da escada, medido em planta, da aresta do primeiro piso até o último espelho, que atende a essas condições é
Dentro da terminologia empregada nas normas de desempenho aplicáveis, as soluções para diferentes formas de exposição a água e umidade associam-se aos requisitos de:
I. Impermeabilidade da envoltória da edificação;
II. Estanqueidade a fontes de umidade internas à edificação.
A exposição à água e umidade assume diferentes formas:
(i) Água de chuva; (ii) Umidade do solo e lençol freático e (iii) Água utilizada no uso, operação e manutenção do imóvel.
Serão utilizadas no projeto, dentre outras, soluções de:
A – Impermeabilização de lajes de cobertura; B – Impermeabilização de alvenarias de embasamento; C – Impermeabilização de boxes de banheiros; D – Aplicação de lastro impermeável ao contrapiso do andar térreo; E – Estanqueidade de instalações hidraulicossanitárias; F – Disciplinamento de lâminas de água em fachadas, por meio de detalhes de projeto.
A associação correta entre requisitos, formas de exposição à água e umidade e soluções de projeto é, dentre as alternativas:
Esse tipo de empreendimento é denominado
A regulamentação federal aplicável ao tema agrupa tais trabalhos sob a denominação genérica de
Tais intervenções, (i) e (ii), são definidas, respectivamente, como
(Foto: Nelson Kon)
Em uma estrutura desse tipo, os maiores esforços solicitantes são
Como se depreende da tabela, o lançamento do concreto, proveniente de central externa à obra, deve ser precedido por todas as outras tarefas preparatórias e a colocação da armadura deve ser precedida pela produção da armadura e pela montagem das fôrmas. A produção do jogo de fôrmas foi excluída da fase analisada por ocorrer somente uma vez, no início do processo.
Há uma opção, mediante pequeno aumento de custos, de se encomendarem as ferragens externamente, com redução de prazos da tarefa B a zero, a exemplo do que ocorre com a concretagem. Ao fazer isso, seria possível, também, mediante alocação da mão de obra interna do canteiro, reduzir o tempo de montagem de fôrmas (atividade A) em um dia, ou seja, reduzindo-se sua duração de 3 para 2 dias.
Nessas condições, o tempo necessário entre o início da concretagem de dois pavimentos sucessivos (i) nas condições originalmente propostas e (ii) esse mesmo tempo necessário caso se opte por encomendar as ferragens junto a terceiros, com as reduções de tempo indicadas, serão, respectivamente,
Considere as providências seguintes, relativas ao caso descrito:
I. A minimização da área destinada ao sistema viário interno do empreendimento permitiria um aumento da área passível de aproveitamento por habitações, áreas verdes e de lazer ou áreas de uso institucional.
II. A fachada lindeira à via local deve ser aproveitada ao máximo por frentes de lotes projetados.
III. A frente do lote padrão deve ser reduzida ao mínimo que ainda seja adequado às necessidades do projeto da unidade habitacional.
IV. Deve ser criada via perimetral lindeira à divisa da gleba com terrenos vizinhos.
V. Sempre que possível, ambos os lados das ruas projetadas devem dar acesso a lotes.
A afirmação I é
Considere ainda que, pela lógica da projeção estereográfica utilizada, para um dado dia e hora, a distância ao centro da circunferência é tanto maior quanto menor for o ângulo vertical que os raios solares formam com o plano horizontal. Já os ângulos horizontais de incidência do sol são lidos diretamente no diagrama.
Os dados de incidência de radiação solar (Ig), em W/m², sobre um plano vertical voltado para nordeste, para essa latitude, são os apresentados na tabela a seguir.
É correto afirmar, dentre as alternativas, que a incidência de radiação solar (Ig) sobre essa fachada será maior às
Para alcançar esses resultados, o especialista em acústica Lothar Cremer utilizou-se, dentre outros procedimentos, de
A área de licitações da Prefeitura recomendou que, para o prosseguimento da elaboração do orçamento dos serviços, fosse adotada a mediana das propostas. Para atender a essa recomendação, deve ser adotado o valor de R$