Questões de Concurso Público UNIFESP 2024 para Assistente Social
Foram encontradas 16 questões
Na maioria dos países capitalistas, a seguridade social estrutura-se tendo como referência a organização social do trabalho. O trabalho é a condição para garantir o acesso aos direitos de seguridade social, que se movem pela lógica do contrato ou do seguro social. No caso brasileiro, aqueles que não têm acesso ao trabalho têm a cobertura da Assistência Social, sem estabelecimento de contrato de seguro contributivo.
Nesse sentido, é correto afirmar que a seguridade social pode garantir mais acesso a direitos quanto mais se aproximar da
Na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a proteção social tem dois significados: como um dos objetivos da Assistência Social e como categoria de serviços prestados às populações vulneráveis. Os Centros de Referência de Assistência Social articulam, coordenam e ofertam os serviços, os programas, os projetos e os benefícios. As ações de assistência social também são realizadas no âmbito das entidades e das organizações da sociedade civil.
De acordo com o artigo 10 da LOAS, os entes federados podem celebrar convênios com tais entidades e organizações, em conformidade com os Planos aprovados
Territórios urbanos ou rurais, com precários acessos e infraestrutura, constituem fatores de risco ou agravadores das vulnerabilidades para os indivíduos e as famílias que neles habitam. Com o objetivo de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida, resolvendo os problemas concretos que incidem sobre uma população em determinado território, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) elege a territorialização como um dos seus eixos estruturantes.
De acordo com a PNAS, trata-se de um novo paradigma para a gestão pública, que articula descentralização e
No enfrentamento da violência intrafamiliar e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a prevenção primária está ligada ao impedimento do ato de violência. A secundária está relacionada à atuação junto à família e às instituições, no sentido de promover mudanças nas relações de poder nesses espaços. A prevenção terciária implica questionar o poder cultural, simbólico, imaginário e econômico, envolvendo a mídia, as empresas, as agências governamentais.
Desmontar as violências praticadas contra a criança e o adolescente, a partir desses três níveis de prevenção, sinaliza para a mudança da abordagem do tratamento para o paradigma
A entrevista em Serviço Social realiza-se em etapas, integradas pelo planejamento, a execução e o registro das informações coletadas, tendo no diálogo uma de suas mediações fundamentais. Ao realizá-la, o assistente social compreende as situações e identifica possibilidades de intervenções. Os diferentes usos da entrevista estão intrinsecamente vinculados aos objetivos pretendidos e aos fundamentos da profissão.
Nesse sentido, é correto afirmar que, na prática cotidiana do Assistente Social, a entrevista integra a dimensão