A política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais ...
A política fiscal pode ser realizada, diretamente, por meio de aumento ou diminuição do gasto público em consumo e investimento ou, indiretamente, por meio da elevação ou redução das alíquotas de impostos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
Por política fiscal entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos (G). Lembrando que os gastos agem de forma direta no PIB (= C + I + G + X - M).
Como os gastos públicos agem de forma direta na demanda agregada (renda) e aarrecadação age de forma indireta, dizemos que a política fiscal via gastos é mais eficaz (intensa) que política fiscal executada via arrecadação de impostos(tributação).
Quando a política fiscal é realizada no sentido de aumentar a renda (demanda agregada) da economia, dizemos que ela é expansionista, expansiva, ou ainda, inflacionária (como ela aumenta a demanda agregada, há incentivo para aumento generalizado dos preços).
Quando a política é realizada no sentido de reduzir a renda agregada, dizemos que ela é restritiva, contracionista, pró-cíclica ou anti-inflacionária (como ela reduz a demanda agregada, como resposta, os preços tendem a baixar).
Heber Carvalho e Jetro Coutinho (Estratégia)
Eu marquei errado por causa daquele "e investimentos". Gastos do governo não são só despesas correntes? Investimentos são despesas de capital.. alguém poderia explicar?
PIB = DA = Y = C + I + G + X - M
C, I, G e X sao diretamente proporcionais. M é inversamente proporcional.
Como C:
C = Ca + c.Yd
Yd = Y - T
PIB = DA = Y = [(Ca + c(Y - T)]+ I + G + X - M
T é inversa e indiretamente proporcional ao Produto (ou Renda, ou Demanda agregada). A relaçao indireta deve-se à maior ou menor disponibilidade de renda (Yd). Assim, como menor T, maior Yd. Nesse caso, os agentes podem decidir poupar ou consumir esse excedente de renda.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo