Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...

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Q1051569 Pedagogia

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o significado de substância.


( ) Aquilo que é em si e por si mesmo, com autonomia e independência em relação às suas qualificações e estados.

( ) Natureza de um determinado ente que compreende todos os seus predicados essenciais.

( ) Em Descartes e Espinoza, Deus, a realidade suprema, divina e autossuficiente, que não necessita de qualquer outra para existir.

( ) Correspondência entre a subjetividade cognitiva, o intelecto humano e os fatos e eventos.

( ) No sentido religioso, a presença e onipresença espiritual de Deus em toda a parte.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

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Olá, aluno! Vamos abordar a questão e entender cada uma das afirmativas sobre o conceito de substância.

A alternativa correta é a letra A.

Vamos discutir cada afirmativa para esclarecer por que essa sequência está correta.

Primeira afirmativa: "Aquilo que é em si e por si mesmo, com autonomia e independência em relação às suas qualificações e estados."
Essa definição está correta. Ela reflete uma concepção clássica da filosofia que entende substância como algo que existe por si só, independentemente de suas propriedades ou estados. Verdadeira (V).

Segunda afirmativa: "Natureza de um determinado ente que compreende todos os seus predicados essenciais."
Também está correta. Essa definição aponta para a essência de um ente, que inclui todas as suas propriedades fundamentais. Verdadeira (V).

Terceira afirmativa: "Em Descartes e Espinoza, Deus, a realidade suprema, divina e autossuficiente, que não necessita de qualquer outra para existir."
Corretíssima! Para esses filósofos, a substância suprema é Deus, que existe independentemente de qualquer outra coisa. Verdadeira (V).

Quarta afirmativa: "Correspondência entre a subjetividade cognitiva, o intelecto humano e os fatos e eventos."
Esta afirmação não se refere ao conceito de substância, mas sim à teoria do conhecimento, ou seja, à correspondência entre mente e realidade. Falsa (F).

Quinta afirmativa: "No sentido religioso, a presença e onipresença espiritual de Deus em toda a parte."
Embora se refira a um conceito teológico, não está diretamente ligada ao conceito filosófico de substância como discutido nas afirmativas anteriores. Falsa (F).

Assim, a sequência correta é V • V • V • F • F, correspondendo à letra A.

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Erros da III e IV.

III. Trata-se do conceito de verdade (adequação da inteligência ao objeto).

Veritas est adaequatio intellectus et rei, a verdade é a adequação entre o intelecto e as coisas.

Fonte:https://medium.com/blog-do-bart/a-verdade-como-adequa%C3%A7%C3%A3o-no-de-veritate-de-tom%C3%A1s-de-aquino-a85ef258ec86#:~:text=Define%2Da%20o%20Aquinate%20da,explicitados%20e%20levado%20em%20conta.

Além disso, outra questão da mesma banca:

Obs:  FEPESE - 2021 - Professor (Pref São José)/Filosofia

Do ponto de vista filosófico, a correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade cognitiva é denominada:

A)Lógica.

B)Vontade.

C)Pensamento.

D)Experiência.

E)Verdade. - Gabarito da banca.

IV. Conceito de Onipresença de Deus. Existem, no aspecto filosófico da Teologia, alguns atributos de Deus perante a realidade: Onipresença, Onisciência e Onipotência. O que designa essa presença em toda parte diz respeito a Onipresença.

"Porque Nele nós vivemos, e nos movemos, e existimos!', Atos 17:28

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