Analise as afirmativas abaixo acerca da patrística. 1. Nasc...
Analise as afirmativas abaixo acerca da patrística.
1. Nasceu nas escolas monásticas cristãs, durante a Idade Média, como tentativa de conciliar a fé cristã com o pensamento racional, com base na filosofia greco-romana.
2. Tentou explicar a forma como o mal pode existir no mundo, uma vez que tudo foi criado por Deus, pura perfeição e bondade.
3. Foi o período no qual foi criada a Inquisição, instrumento considerado indispensável para impor o cristianismo entre os pagãos, denominados hereges e passíveis de punição.
4. Para impor as ideias do Cristianismo seus divulgadores transformaram as verdades reveladas por Deus em dogmas, verdades inquestionáveis e irrefutáveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
Vamos analisar cada afirmativa para entender o porquê da alternativa correta ser a letra C:
Afirmativa 1: "Nasceu nas escolas monásticas cristãs, durante a Idade Média, como tentativa de conciliar a fé cristã com o pensamento racional, com base na filosofia greco-romana."
Essa afirmativa está incorreta. A descrição apresentada refere-se à Escolástica, e não à Patrística. A Escolástica é que buscava essa conciliação entre fé e razão durante a Idade Média.
Afirmativa 2: "Tentou explicar a forma como o mal pode existir no mundo, uma vez que tudo foi criado por Deus, pura perfeição e bondade."
Essa afirmativa está correta. A Patrística, especialmente através dos escritos de Santo Agostinho, abordou a problemática do mal e sua existência em um mundo criado por um Deus perfeito.
Afirmativa 3: "Foi o período no qual foi criada a Inquisição, instrumento considerado indispensável para impor o cristianismo entre os pagãos, denominados hereges e passíveis de punição."
Essa afirmativa está correta. A Inquisição foi de fato uma criação da Igreja em um período posterior ao auge da Patrística, mas a descrição sobre o contexto e seu propósito está correta.
Afirmativa 4: "Para impor as ideias do Cristianismo seus divulgadores transformaram as verdades reveladas por Deus em dogmas, verdades inquestionáveis e irrefutáveis."
Essa afirmativa está correta. Durante o período da Patrística, muitos dos ensinamentos e verdades da fé cristã foram transformados em dogmas pela Igreja, tornando-se verdades inquestionáveis para os fiéis.
Assim, ao analisarmos todas as afirmativas, verificamos que somente a afirmativa 1 está incorreta, enquanto as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas. Portanto, a alternativa correta é a letra C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gente, alguém me corrige por favor, mas assim, o período da patrística não foi até o século XIII? a inquisição começou no ano de 1231, criado pelo Papa Gregório IX, como a afirmativa 3 está correta?
Carlos Alberto,
sem falar que o exato início da Patrística é ainda na Idade Antiga! Ou seja, nesse caso, além da 3, a 1 também estaria errada!
Questão cheio de erros e equívocos históricos, além de preconceitos.
Existe a distinção entre Patrística e Escolástica. A primeira tem esse nome advindo de "pais", pois simboliza a era dos doutores ou Pais da Igreja Católica, que floresceu profundamente nos 4 primeiros séculos da Igreja, criando diversos escolas e consagrando renomados autores cristãos, como Santo Agostinho, Santo Inácio de Antioquia, Santo Ambrósio, São Gregório Nazianzeno, São Gregório de Nissa, etc.
Tinha como objetivo o estudo da doutrina Católica e a conciliação da filosofia com a Fé, em especial a filosofia platônica, que tinha profunda influência no meio intelectual daquela época.
Logo, a primeira está errada, visto que a Patrística é uma era de transição entre o império Romano e o início da Idade Média. Essa primeira proposição tem mais relação com a escolástica.
Sobre a 2, o problema do mal é universal: sempre existiu e existirá indagação sobre o mesmo, em todas as épocas e esquemas de pensamentos, visto que é algo presente no drama da história humana. Logo, segunda correta.
Sobre a 3, está errada. O tribunal do Santo Ofício foi instituído formalmente em 1184, no contexto das cruzadas albigenses no sul da França, ou seja, mais de 600 anos após a época patrística. Além disso, não era jurisdição do tribunal impor a religião, pois isso não faz parte da doutrina católica, visto que um sacramento imposto é inválido. Sem falar que existe a distinção entre pagão e herege: o primeiro é alguém que não conhece Jesus; o segundo, é alguém que conhecendo mal a mensagem de Cristo, muda seu sentido desconsiderando a Tradição apostólica.
Logo, são três os erros da proposição 3: O tribunal do Santo Ofício foi instituído no início da baixa Idade Média, não na época Patrística; ele não impunha o cristianismo aos pagãos, tanto é que judeus ou asiáticos, muçulmanos ou africanos da época não eram julgadas por este Tribunal, sendo sua jurisdição restrita aos cristãos. Terceiro, o contexto da época já favorecia uma Cristandade que a mais de 800 anos vivia na Fé Católica, ou seja, não se usava a Santa Inquisição para "impor" a Fé Católica, pois os povos já o eram há séculos; ele foi instituída como instrumento jurídico de proteção contra abusos ou vinganças do poder secular, e aferição da continuidade da Fé conforme a Tradição Apostólica, protegendo o deposito fidei contra novidades estranhas ao cristianismo.
Sobre a 4, errada e maliciosa. Parte do pressuposto que a hierarquia ou a Igreja usa o dogma como instrumento de imposição ou império, sendo algo completamente falso. O Cristianismo espalhou-se por Roma e pela Europa, e logo depois pelo mundo, através da Caridade e heroísmo de seus missionários, e pelo exemplo dos mártires, que morriam pela Fé. O dogma não tem o intuito de impor verdades, mas de esclarecer catedraticamente a Tradição Teológica sobre um fato ou lugar teológico.[...]
[...] uma mentalidade embebida do subjetivismo kantiano moderno de fato considerará a 4 como "correta", embora seja equívoca e simplista. Logo, gabarito correto, apenas 2, assim, questão anulável, sem gabarito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo