Alguns fenômenos físicos que, de acordo com suas característ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
A Higiene do Trabalho refere-se à ciência que estuda a prevenção de doenças ocupacionais através do controle de fatores de risco no ambiente de trabalho. Fatores físicos, como a radiação, são comuns em diversos processos produtivos e podem causar danos à saúde humana.
Alternativa A: A afirmação é correta, pois os limites de exposição ocupacional para a radiação ultravioleta (UV) não coerente estão estabelecidos para comprimentos de onda entre 180 e 400 nanômetros. Esses limites visam proteger os trabalhadores de efeitos agudos como eritemas e fotoqueratites, sendo uma prática comum na Higiene do Trabalho garantir que a maioria dos trabalhadores saudáveis possa ser exposta repetidamente sem riscos significativos à saúde.
Alternativa B: Está incorreta. Embora a radiação infravermelha seja considerada junto com o agente ambiental calor devido ao seu efeito térmico, o infravermelho distante não tem efeito ionizante. A ionização está associada a radiações de maior energia, como os raios X e gama.
Alternativa C: Apesar de o efeito térmico das microondas ser bem documentado, a descrição dos efeitos dos campos elétricos e magnéticos está incorreta ou é exagerada. A literatura científica não sustenta consistentemente que exposições a microondas causem os efeitos mencionados, como perda de tecido ósseo ou alterações hormonais para níveis de exposição comuns no ambiente de trabalho.
Alternativa D: O Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo (IBUTG) é uma medida usada para avaliar riscos relacionados ao calor, considerando fatores como temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do ar e calor radiante. No entanto, não é utilizado como índice primário ou secundário especificamente para microondas e radiofrequência, que são abordadas em contextos distintos e com métodos específicos na higiene ocupacional.
Alternativa E: A descrição do limite de exposição ocupacional para ruído está incorreta. O objetivo dos limites é prevenir a perda auditiva induzida por ruído ao longo do tempo, mas a afirmação de que a perda não deve exceder 2 dB em determinadas frequências após 40 anos não condiz com os padrões geralmente aceitos, que são mais complexos e envolvem a proteção contra perdas significativas de audição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Como assim limite de exposição para radiação ultravioleta?
Não concordo com o gabarito da alternativa A... sem efeitos agudos adversos à saúde - não seria o contrário ?
As radiações ultravioletas, pode-se observar que as faixas denominadas eritérmicas (UV-B) e germicidas (UV-C) são as que apresentam maiores riscos potenciais
Alguém poderia ajudar ?
Pessoal
A VUNESP tira as questões do Guia da ACGIH
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo