O médico deve garantir ao paciente adolescente o direito do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374226 Medicina

Paciente do sexo feminino, de dezesseis anos de idade, que faz acompanhamento clínico com o médico de família de sua mãe, procurou, desacompanhada, o serviço de atendimento médico e solicitou informações a respeito de DST e prescrição de contraceptivo. Ainda, solicitou ao médico que não informasse a mãe acerca desse atendimento.


Considerando o caso clínico apresentado, julgue o próximo item, com fundamento no Código de Ética Médica.

O médico deve garantir ao paciente adolescente o direito do livre arbítrio somente quando este estiver acompanhado dos pais ou responsáveis legais.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação apresentada está errada porque, de acordo com o Código de Ética Médica, o médico deve garantir ao paciente adolescente o direito do livre arbítrio, independentemente de ele estar acompanhado de pais ou responsáveis legais. Isso se deve ao fato de que, aos 16 anos, os adolescentes já são considerados capazes de tomar certas decisões sobre sua saúde de acordo com a legislação brasileira. Além disso, a confidencialidade é um princípio ético fundamental na medicina, o que significa que o médico deve respeitar o pedido do paciente de não informar a mãe sobre o atendimento, a menos que haja uma ameaça iminente à vida ou ao bem-estar do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo