Os ovos têm seu lugar garantido à mesa do brasileiro, além d...
I. A industrialização permite aumentar a vida útil do ovo, aproveitar os excedentes de safra e agregar valor ao produto.
II. O congelamento do ovo líquido tem aumentado seu tempo de prateleira, mas é no produto desidratado que o seu prazo de validade pode ultrapassar 180 dias, se estiver em ambiente seco e sem refrigeração.
III. O ovo desidratado é obtido por secagem (spraydryer) do ovo líquido pasteurizado. O processo de pasteurização garante, por meio de combinação de tempo e temperatura, a eliminação total de microrganismos patogênicos, mantendo integralmente as propriedades funcionais, nutricionais e culinárias do ovo in natura.
IV. Cada vez mais o setor de avicultura investe na industrialização do produto, e uma das justificativas dessa tendência é a recomendação da não utilização de ovos crus nas preparações, notadamente pelo perigo de contaminação por Salmonella.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa B - As alternativas I, II e IV estão corretas. é a correta.
Tema Central: Esta questão aborda a industrialização de ovos e suas implicações no aumento da vida útil, segurança, e utilização na alimentação. O conhecimento necessário envolve entender processos de conservação e segurança alimentar, como pasteurização e desidratação de alimentos.
Justificativa:
I. A industrialização permite aumentar a vida útil do ovo, aproveitar os excedentes de safra e agregar valor ao produto. - Esta afirmação está correta. A industrialização de ovos permite que eles sejam processados de maneiras que aumentam sua durabilidade e agregam valor, como na forma de ovos líquidos ou em pó.
II. O congelamento do ovo líquido tem aumentado seu tempo de prateleira, mas é no produto desidratado que o seu prazo de validade pode ultrapassar 180 dias, se estiver em ambiente seco e sem refrigeração. - Esta alternativa está correta. O processo de desidratação do ovo aumenta significativamente sua vida útil, especialmente quando armazenado adequadamente.
III. O ovo desidratado é obtido por secagem (spray dryer) do ovo líquido pasteurizado. O processo de pasteurização garante, por meio de combinação de tempo e temperatura, a eliminação total de microrganismos patogênicos, mantendo integralmente as propriedades funcionais, nutricionais e culinárias do ovo in natura. - Esta afirmação é parcialmente incorreta. Embora a pasteurização reduza significativamente os microrganismos, ela pode não garantir a eliminação total de todos os patógenos. Também, algumas propriedades culinárias podem ser afetadas durante o processo de desidratação e pasteurização.
IV. Cada vez mais o setor de avicultura investe na industrialização do produto, e uma das justificativas dessa tendência é a recomendação da não utilização de ovos crus nas preparações, notadamente pelo perigo de contaminação por Salmonella. - Esta afirmação está correta. Existe uma preocupação real com a contaminação por Salmonella em ovos crus, o que justifica o investimento em formas industrializadas e seguras de consumo.
Alternativas Incorretas:
C - As alternativas II e III estão incorretas. - Incorreta porque a alternativa II está correta.
D - Todas as alternativas estão incorretas. - Incorreta, pois as alternativas I, II, e IV estão corretas.
E - Todas as alternativas estão corretas. - Incorreta, pois a alternativa III está parcialmente incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O ovo em pó é um alimento processado a partir do ovo liquido pasteurizado, desidratado pelo processo chamadoSpray drying. O produto final e de baixa umidade, mantendo as mesmas propriedades físicas, funcionais e nutricionais do in natura. Spray- drying e um processo de secagem aplicado em produtos alimentícios líquidos, que pulverizados por atomatizadores e uma grande corrente de ar quente de alta temperatura que os desidrata de forma quase instantânea.
Existem três tipos de ovos industrializados: refrigerado, congelado e em pó. Mais se não houver mercado para vender liquido ai vira pó, mantendo os nutrientes do in natura. Não precisa de refrigeração podendo ser estocado por seis meses a um ano, a partir da data de fechamento das embalagens. Os usos são seguro e lucrativo, pois com um quilo de ovo em pó e possível preparar 80 porções de ovo mexido ou frito, de 51 gramas cada. Já na indústria de alimentos, o ovo em pó é utilizado pelo seu sabor, cor, valor nutritivo e propriedades funcionais, apresenta vantagens operacionais, como a sua melhor qualidade, estabilidade e uniformidade, economia na Mao- de -obra, espaço para armazenamento e facilidade para medir porções. E comercializado integral, somente gema ou clara, o que reduz desperdícios.
Indiquei para comentário, pois não notei erro, visto que é feito através de spray drying, a partir do vo pasteurizado, mantendo suas propriedades e na pasterurização há eliminação dos patógenos se o binômio tempo e temperatura estiverem adequado.
As alternativas I, II e IV estão corretas.
De maneira geral, o ovo desidratado é um alimento produzido a partir do ovo pasteurizado (inteiro, só a clara ou só a gema), que passa por uma outra etapa de processamento chamada de Spray drying. O produto final é um alimento em pó com baixíssima umidade, mas que mantém os mesmos valores nutricionais, de aroma e sabor do alimento in natura.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo