A administração de medicamentos pode ser realizada por varia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Técnico em Farmácia |
Q2172056 Farmácia
A administração de medicamentos pode ser realizada por variadas vias, sendo que, para cada via, os medicamentos são preparados na forma farmacêutica adequada e compatível para garantia da efetividade do tratamento e segurança do paciente. Em relação às formas farmacêuticas disponíveis para as diferentes vias de administração, analise as afirmativas a seguir:

I - Para a via oral, os medicamentos podem ser produzidos sob a forma de soluções, suspensões, emulsões, géis, pós, grânulos, cápsulas e comprimidos
II - Para a administração intravascular, também conhecida como endovenosa, os medicamentos podem estar sob a forma de soluções, suspensões e emulsões.
III - Medicamentos para via retal incluem os supositórios, pomadas, cremes e soluções.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda as vias de administração e formas farmacêuticas.


I - Para a via oral, os medicamentos podem ser produzidos sob a forma de soluções, suspensões, emulsões, géis, pós, grânulos, cápsulas e comprimidos.

CORRETA. A via oral é aquela em que a forma farmacêutica é destinada à administração pela boca. Dentre as formas farmacêuticas que são desenvolvidas para serem administradas pela via oral, além de todas aquelas já citadas na assertiva (soluções, suspensões, emulsões, géis, pós, grânulos, cápsulas e comprimidos), citam-se ainda: xaropes, drágeas, pastilhas, tabletes, pílulas. Talvez tenha surgido dúvida quanto à forma farmacêutica “gel" para via oral, já que tipicamente associamos géis para aplicação tópica externa. No entanto, há formulações em gel para aplicação na cavidade oral ou parte interna da boca, tal como a apresentação comercial Daktarin® (miconazol) gel oral. Além desse exemplo, citam-se os géis com carboidratos (p.ex., maltodextrina, dextrose, frutose) e outros aditivos (energéticos, vitaminas e minerais), para serem administrados por via oral, para ingestão, por atletas em treinos ou provas longas e intensas, que exigem reposição energética.


II - Para a administração intravascular, também conhecida como endovenosa, os medicamentos podem estar sob a forma de soluções, suspensões e emulsões.

INCORRETA. A via de administração intravascular se refere a toda e qualquer via em que a administração do fármaco se dá no interior de um vaso sanguíneo, o que inclui veias e artérias. Pode-se dizer que a via intravascular inclui as vias endovenosa (administração no interior de uma veia) e as vias intra-arteriais (administração no interior de uma artéria). Note que a assertiva diz que a via endovenosa é conhecida como intravascular, mas essa generalização não parece ser precisa. Outrossim, a administração intravascular de suspensões são incomuns e podem trazer sérios riscos de complicação, tais como a obstrução de vasos sanguíneos diminutos. Por isso, as suspensões injetáveis são apropriadamente indicadas para administração por via intramuscular. Por outro lado, soluções e emulsões injetáveis podem, sim, ser administradas por via endovenosa. Citam-se como exemplos a dipirona sódica, solução injetável em ampola; e o propofol, emulsão injetável em frasco-ampola; ambos administrados por via endovenosa.


III - Medicamentos para via retal incluem os supositórios, pomadas, cremes e soluções.

CORRETA. A via retal é aquela destinada à aplicação no reto, podendo exercer efeitos locais ou sistêmicos. Todas as formas farmacêuticas citadas na assertiva podem ser utilizadas por via retal. Seguem exemplos comerciais de medicamentos administrados por via retal: 

  • supositório: supositório de glicerina [glicerol], laxante; 
  • pomada retal: Proctosan® [hidrocortisona, lidocaína, bismuto e óxido de zinco], para tratamento de hemorroidas; 
  • creme retal: Ultraproct® LDO [fluocortolona e lidocaína], para tratamento de hemorroidas; e 
  • solução retal: Fleet® Enema [fosfato de sódio], laxante.


A) I, II e III.

INCORRETA. Apenas os itens I e III estão corretos.


B) II e III, apenas.

INCORRETA. Apenas os itens I e III estão corretos.


C) I e II, apenas.

INCORRETA. Apenas os itens I e III estão corretos.


D) I e III, apenas.

CORRETA. Esta é a única alternativa que apresenta os itens corretos (I e III).



GABARITO DO PROFESSOR: D.

GABARITO DA BANCA: D.



REFERÊNCIAS


ALLEN JR, LV; POPOVICH, NG; ANSEL, HC. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Artmed, 9ed, 2013.


ANVISA. Bulário Eletrônico.


ANVISA. Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos. 1ª ed, Brasília Anvisa, 2011.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gel para via oral e solução para retal. A banca se superou...

Essa questão está toda errada, de onde que Gel e por via oral?

Pior que a questão está correta, existe por exemplo o nitrato de miconazol gel oral. Ruthe, existem os enemas, que são soluções adm por via retal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo