A estabilidade física de cremes e loções representa um grand...
Entre os problemas de instabilidade física e modos de minimizar a ocorrência, é CORRETO afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda fatores que afetam a estabilidade física de cremes e loções.
Segue as definições de creme e de loção, conforme a Farmacopeia Brasileira (2019):
- Creme: É a forma farmacêutica semissólida que consiste de uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase hidrofílica. Contém um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e é utilizada, normalmente, para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.
- Loção: É a preparação líquida aquosa ou hidroalcoólica, com viscosidade variável, para aplicação na pele, incluindo o couro cabeludo. Pode ser solução, emulsão ou suspensão contendo um ou mais princípios ativos ou adjuvantes.
Solicita a alternativa em que consta, corretamente, os modos de minimizar a ocorrência dos problemas de instabilidade física nessas formulações.
A) a inversão de fase consiste no problema de instabilidade, em que um creme se torna uma solução ou vice-versa. Esse problema pode ser evitado com a utilização de um agente espessante em concentração adequada na formulação.
INCORRETA. O fenômeno da inversão de fase pode ocorrer em emulsões cuja concentração na fase dispersa é elevado sendo esse resultado derivado da adição de compostos ou da alteração da temperatura. E, na verdade, quando ocorre uma inversão de fase, a fase externa torna-se a fase interna e vice-versa. Trata-se de um processo pouco frequente durante o armazenamento, exceto no caso de sistemas muito sensíveis a mudanças de temperatura ou alguma interação com algum componente da formulação.
B) a cremagem é o processo em que se observa a formação de uma fina camada líquida sobre o creme ou loção, geralmente oleosa, que pode ser evitada pela utilização de um conservante mais apropriado para a formulação.
INCORRETA. Nas emulsões, a cremagem é uma associação fraca e reversível das gotículas da fase interna. Na verdade, pode ser evitada pela utilização, por exemplo, de agentes emulsificantes e/ou agentes espessantes para manter a estabilidade da emulsão e evitar a separação de fases (e não de um conservante, como menciona erroneamente o item) mais apropriado para a formulação.
C) a coalescência descreve o processo irreversível no qual gotículas da fase dispersa fundem-se para formar gotículas maiores que culmina da separação da fase oleosa da aquosa. Pode ser evitada por uso adequado de mistura emulsificantes, que formam filmes elásticos mais rígidos e compactos.
CORRETA. A coalescência das gotículas é um dos diversos processos fisicos que contribuem na desestabilização de uma emulsão, sendo que é um processo irreversível. A coalescência envolve a ruptura do filme interfacial, isto é, as gotículas tendem a se aproximar umas das outras e a coalescer irreversivelmente, levando à formação de agregados maiores, até tornar-se novamente uma fase contínua separada do meio dispersante (água). De modo a evitar esse problema, lança-se mão de agentes emulsificantes, os quais agem como estabilizantes que podem diminuir a tensão interfacial, o que leva à diminuição na energia livre interfacial; e podem retardar o processo de coalescência das gotas e separação das fases.
D) a floculação é o principal problema de instabilidade em cremes e loções, pois leva à formação de cristais sólidos na forma de grumos por aglomerado insolúvel de excipientes na formulação. Pode ser evitada, empregando sólidos com tamanho reduzido de partículas.
INCORRETA. A floculação é um fenômeno teoricamente reversível por agitação, mas denota uma estabilidade precária da emulsão, que poderá se transformar em coalescência quando o filme interfacial não é suficientemente sólido. Tal fenômeno pode ser causado por uma carga inadequada sobre as micelas, o que reduz a força de repulsão entre elas. As duas partículas permanecem distintas e não há alteração nas dimensões. Nesse caso, a floculação não gera necessariamente aglomerados “insolúveis” de excipientes, apesar de resultar numa aparência de creme mais líquido ou com uma textura diferente. Além disso, a redução do tamanho das partículas pode, em alguns casos, agravar a floculação. Para corrigir a floculação, é mais apropriado o uso de agentes estabilizantes ou emulsificantes que ajudam a dispersar as partículas e a manter a formulação homogênea.
GABARITO DO PROFESSOR: C.
GABARITO DA BANCA: C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo