Como efeito hemodinâmico benéfico do uso do balão de contrap...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021
Banca:
FGV
Órgão:
FUNSAÚDE - CE
Prova:
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Médico – Cirurgia Cardiovascular |
Q2039809
Medicina
Como efeito hemodinâmico benéfico do uso do balão de contrapulsação intra-aórtico, assinale a afirmativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para explicar a questão, primeiramente é necessário entender o que é o balão de contrapulsação intra-aórtico (BCIA) e quais são os seus efeitos hemodinâmicos. O BCIA é um dispositivo utilizado em situações de insuficiência cardíaca grave e choque cardiogênico, com o objetivo de auxiliar o coração a bombear o sangue de maneira mais eficiente. Este dispositivo é inserido na aorta e se infla e desinfla em sincronia com o ciclo cardíaco.
A resposta correta é a alternativa C - Aumento do volume sistólico do ventrículo esquerdo. O BCIA, ao se inflar durante a diástole, desloca o sangue da aorta para a periferia e para as artérias coronárias, aumentando a perfusão dessas últimas, o que melhora a oferta de oxigênio ao miocárdio. Além disso, quando o balão desinfla imediatamente antes da sístole, ele cria um espaço de baixa pressão que reduz a resistência que o ventrículo esquerdo enfrenta ao ejetar o sangue (pós-carga), facilitando a ejeção do sangue e aumentando o volume sistólico.
As demais alternativas estão incorretas, pois o balão de contrapulsação intra-aórtico não tem como efeito aumentar a pós-carga do ventrículo esquerdo (A), mas sim reduzi-la. Também não diminui a pressão de perfusão coronariana (B), na verdade, ele a aumenta. Não diminui a pressão diastólica da aorta (D), ao contrário, durante a diástole o balão promove um aumento nessa pressão melhorando a perfusão coronariana. Por fim, não diminui a oferta de oxigênio ao miocárdio (E), mas sim melhora a oferta por aumentar a perfusão coronariana.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo