Há, no texto, elementos que permitem classificá-lo como diss...
Considerando aspectos lexicais e tipológicos do texto, julgue os
itens subsequentes.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os textos dissertativos têm por função principal expor alguma ideia, com a finalidade de nos dar ciência de algum conhecimento ou convencer-nos algum argumento. Baseados nisso é que podemos classificar os textos dissertativos em: Dissertativo-expositivo e dissertativo-argumentativo
O primeiro serve para expor uma ideia, sem intenção direta de nos convencer, enquanto o segundo visa apresentar argumentos com a finalidade de nos envolver em seus propósitos.
O texto dissertativo não necessariamente será argumentativo, pois ele pode ser apenas expositivo.
Dissertação
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
Um texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos tendo como objetivo formar a opinião do leitor ou ouvinte e tentar convencê-lo de que a ideia defendida é correta. Para isso, é preciso expor e explicar ideias. É dessa mistura que vem a sua natureza: o texto é argumentativo porque defende uma tese e é dissertativo porque é necessário o uso de uma série de explicações que a justifiquem. O objetivo de quem produz esse tipo de texto, no caso você, é, em última análise, convencer o leitor – ou pelo menos tentar -, mediante a apresentação de razões, por meio da evidência de provas e contando com um raciocínio coerente e consistente. Para alcançar essa coerência o estudante deve se preocupar, basicamente, em oferecer argumentos que se relacionem entre si e, principalmente, pensar naquilo que vai escrever. Ele tem que pensar em uma boa cadeia argumentativa, ficar atento e tomar muito cuidado com aquilo que vai propor, para que as ideias não sejam opostas entre si.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo