Entre as cardiopatias congênitas acianóticas, as mais comuns...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374267 Medicina
As cardiopatias congênitas representam causa importante de morbimortalidade no período neonatal, de modo que o diagnóstico precoce e o conhecimento de fatores de risco materno, assim como da fisiologia do sistema cardiológico do feto, são importantes. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
Entre as cardiopatias congênitas acianóticas, as mais comuns são a comunicação interventricular (CIV) e a comunicação interatrial (CIA), estando essa última associada a complicações como inversão do shunt em função de embolia pulmonar.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. As cardiopatias congênitas acianóticas mais comuns são a Comunicação Interventricular (CIV) e a Comunicação Interatrial (CIA). Ambas são caracterizadas por uma comunicação anormal entre as câmaras cardíacas esquerdas e direitas, permitindo uma mistura de sangue oxigenado e desoxigenado. No caso da CIA, complicações podem surgir, como a inversão de shunt (fluxo sanguíneo anormal do circuito pulmonar para o sistema), que pode ocorrer devido a condições como a embolia pulmonar. A embolia pulmonar aumenta a pressão no lado direito do coração, potencialmente revertendo o shunt de esquerda para direita para um shunt de direita para esquerda, levando a uma condição chamada cianose, que é a coloração azulada da pele devido à falta de oxigênio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo