As Redes de Atenção à Saúde, sistematizadas para responder à...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2277125 Enfermagem
As Redes de Atenção à Saúde, sistematizadas para responder às condições de saúde por meio de um ciclo de atendimento, configurando a integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), são vinculadas às ações
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - de atenção primária; secundária; e, terciária.

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são um dos principais pilares para garantir a integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas são configuradas para responder de forma coordenada e contínua às necessidades de saúde da população, abrangendo diferentes níveis de atenção: primária, secundária e terciária.

Vamos entender de forma clara e detalhada cada uma dessas alternativas:

Alternativa B: de atenção primária; secundária; e, terciária.

Essa é a alternativa correta. As Redes de Atenção à Saúde integram serviços de todos os níveis de complexidade do SUS, garantindo que os usuários recebam desde cuidados básicos na atenção primária (como consultas e prevenção), passando pela atenção secundária (especialidades médicas e exames complementares), até a atenção terciária (procedimentos de alta complexidade, como cirurgias e tratamento de doenças crônicas graves). Este conjunto garante a integralidade do cuidado, um dos princípios fundamentais do SUS.

Alternativa A: de atenção terciária, apenas.

Incorreta. Limitar as Redes de Atenção à Saúde apenas à atenção terciária é equivocado, pois essa abordagem desconsidera a importância da atenção primária e secundária. A integralidade do SUS é alcançada justamente pela articulação entre todos os níveis de atenção.

Alternativa C: implicadas aos municípios que tenham aderido as redes de atenção.

Incorreta. As Redes de Atenção à Saúde são uma estratégia nacional do SUS e não estão restritas apenas aos municípios que optaram por aderir. Todas as regiões e municípios devem integrar e participar das redes para garantir a cobertura abrangente e integral.

Alternativa D: de atenção secundária e terciária com maior inferência de recursos.

Incorreta. Embora a atenção secundária e terciária demandem mais recursos financeiros e tecnológicos, isso não significa que as Redes de Atenção à Saúde sejam limitadas a esses níveis. A atenção primária é fundamental e é a porta de entrada para o sistema, prevenindo doenças e reduzindo a necessidade de cuidados mais complexos.

Alternativa E: implicadas aos municípios que tenham vínculos com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Incorreta. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é crucial para a atenção primária, mas as Redes de Atenção à Saúde vão além disso, incluindo também os níveis secundário e terciário. A integralidade do SUS é alcançada pela coordenação de todos os níveis de atenção, não apenas daqueles municípios com equipes de ESF.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere à organização das Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A resposta correta é a alternativa B - "de atenção primária; secundária; e, terciária" porque as Redes de Atenção à Saúde são organizadas em diferentes níveis de complexidade que englobam a atenção primária, secundária e terciária. A atenção primária é o primeiro nível de atendimento e foca na prevenção e promoção da saúde. A atenção secundária é voltada para o atendimento de problemas de saúde que não foram resolvidos na atenção primária. Por fim, a atenção terciária é o nível mais complexo e é voltada para o tratamento de problemas de saúde de alta complexidade. Portanto, as Redes de Atenção à Saúde são vinculadas a todas essas ações, garantindo um atendimento integral à população.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo