Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou nã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FUNCAB Órgão: MPE-RO Prova: FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista - Auditoria |
Q221842 Contabilidade Pública
Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, na contabilidade governamental, são registrados em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Divida ativa constitui-se nos créditos da Fazenda Pública, tributários ou não tributários, que - não pagos no vencimento - são inscritos em registro próprio, após apurada sua liquidez e certeza, de acordo com a legislação específica (Lei nº 4320/64, art 30, inciso 1º). A dívida ativa da União deve ser apurada e inscrita na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.


ATENÇÃO:

É importante não confundir dívida ativa com dívida passiva, em Contabilidade Pública. Dívida Ativa compõe o Ativo da entidade, são créditos que ela tem contra terceiros (ou seja, direito a receber); dívida passiva é a que constitui seu passivo, seus débitos com terceiros.
Só Informando:
Gabarito A
O valor inscrito em Dívida Ativa abrange atualização monetária, juros e multa de mora e demais encargos correspondentes devidos. A inscrição do crédito em Dívida Ativa será registrada no ativo não circulante, dado que o prazo de recebimento desse valor é incerto. Todavia, caso  a questão faça alguma análise acerca de valores a receber em curto prazo, o registro deverá ocorrer no ativo circulante. (Fonte: Manual Completo de Contabilidade Pública)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo