O teste treponêmico no bebê deve ser realizado em todas as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686509 Medicina
Durante a visita de alojamento conjunto, ao solicitar a caderneta de acompanhamento obstétrico da mãe de um recém-nascido (RN), verificaram-se sorologias para sífilis positivas no primeiro trimestre da gestação. A gestante foi tratada com benzilpenicilina benzatina na dose total de 7,2 milhões UI. O VDRL da mãe após o tratamento reduziu de 1:32 para 1:8.


A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O teste treponêmico no bebê deve ser realizado em todas as consultas de puericultura, para acompanhamento juntamente com o da mãe.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é incorreta. O teste treponêmico no bebê não deve ser realizado em todas as consultas de puericultura. Isso porque, os anticorpos para a sífilis da mãe podem atravessar a barreira placentária e estar presentes no bebê, independentemente de ele estar infectado ou não. Esses anticorpos maternos podem permanecer no bebê por vários meses após o nascimento, o que pode resultar em um resultado positivo no teste treponêmico, mesmo que o bebê não esteja infectado. Portanto, um teste treponêmico positivo em um bebê pode não indicar infecção, mas apenas a presença de anticorpos maternos. A melhor prática é realizar um exame de seguimento no bebê se a mãe tiver uma infecção ativa por sífilis no momento do parto, ou se o tratamento da mãe para sífilis foi inadequado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo