O corpo armazena apenas de 80 g a 100 g de adenosina trifosf...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q635711 Educação Física

O corpo armazena apenas de 80 g a 100 g de adenosina trifosfato (ATP) na condição de repouso. Dessa forma, o ATP armazenado não representa uma reserva significativa de energia. A respeito de suprimento quase imediato de energia em exercícios de alta intensidade e curta duração, julgue o item subsecutivo.

As reações de catálise por creatinaquinase e adelinatoquinase aprimoram a capacidade do músculo de aumentar rapidamente a produção de energia, criando os subprodutos AMP, Pi e ADP, os quais não interferem na glicogenólise, na glicólise nem modificam o processo de respiração mitocondrial.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: Errado.

Vamos entender o tema da questão, que aborda o armazenamento e a produção de energia no corpo, particularmente durante exercícios de alta intensidade e curta duração. O corpo humano, mesmo em repouso, armazena apenas uma pequena quantidade de adenosina trifosfato (ATP), entre 80 g e 100 g. Isso significa que o ATP armazenado não é suficiente para garantir uma reserva significativa de energia.

Durante atividades físicas intensas e de curta duração, o corpo precisa de um suprimento quase instantâneo de energia. Nesse contexto, as reações catalisadas por creatinaquinase e adenilatoquinase desempenham um papel crucial.

Essas enzimas facilitam reações que aumentam rapidamente a produção de energia. A creatinaquinase catalisa a transferência de um grupo fosfato da fosfocreatina para o ADP, formando ATP e creatina. A adenilatoquinase catalisa a conversão de duas moléculas de ADP em uma molécula de ATP e uma de AMP.

A questão afirma que os subprodutos dessas reações - AMP, Pi (fosfato inorgânico) e ADP - não interferem em processos como a glicogenólise, a glicólise e a respiração mitocondrial. No entanto, isso está incorreto.

Na realidade, esses subprodutos têm um papel importante na regulação do metabolismo energético. O aumento de AMP, por exemplo, ativa a AMP-quinase (AMPK), uma enzima chave que regula o metabolismo energético, incluindo a glicogenólise e a glicólise. O aumento de ADP e Pi também sinaliza a necessidade de produção de mais ATP, influenciando diretamente a respiração celular.

Portanto, a alternativa "Errado" é a correta, pois os subprodutos AMP, Pi e ADP interferem sim nos processos de glicogenólise, glicólise e na respiração mitocondrial, ao contrário do que foi afirmado na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado, há interferência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo