O corpo armazena apenas de 80 g a 100 g de adenosina trifosf...
O corpo armazena apenas de 80 g a 100 g de adenosina trifosfato (ATP) na condição de repouso. Dessa forma, o ATP armazenado não representa uma reserva significativa de energia. A respeito de suprimento quase imediato de energia em exercícios de alta intensidade e curta duração, julgue o item subsecutivo.
No exercício de alta intensidade e de curta duração, as reservas
de ATP-CP (creatina-fosfato) são utilizadas em poucos
segundos; durante a recuperação, 30% do ATP-CP são
restaurados em 30 segundos, e os 70% restantes são
recuperados em até 300 segundos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é ERRADO.
Vamos entender por que o item está incorreto e como ele aborda o tema, que é o suprimento imediato de energia durante exercícios de alta intensidade e curta duração.
O ATP (adenosina trifosfato) é a principal moeda energética das células. No entanto, como o corpo armazena apenas uma pequena quantidade de ATP (cerca de 80 a 100 g), não podemos contar com essas reservas para um exercício intenso e rápido. Em situações de alta demanda energética, como exercícios de alta intensidade e curta duração, o corpo recorre principalmente ao sistema ATP-CP (creatina-fosfato).
Sistema ATP-CP
Durante atividades de alta intensidade que duram poucos segundos, o sistema ATP-CP é de suma importância. A creatina-fosfato (CP) atua rapidamente, regenerando o ATP a partir de ADP (adenosina difosfato), fornecendo energia quase instantaneamente. No entanto, as reservas de CP também são limitadas e se esgotam rapidamente, geralmente em 10 segundos ou menos.
Recuperação do ATP-CP
Agora vamos analisar os tempos de recuperação mencionados no item:
"30% do ATP-CP são restaurados em 30 segundos, e os 70% restantes são recuperados em até 300 segundos."
De fato, a recuperação do ATP-CP é rápida, mas não segue exatamente essa proporção. Estudos indicam que a recuperação do CP é cerca de 70% em 30 segundos e pode ser completa (cerca de 100%) em 3 a 5 minutos. Portanto, essa discrepância torna a afirmação do item incorreta.
Resumo:
Incorreto: O item erra ao afirmar a proporção da recuperação do ATP-CP. A recuperação do CP é cerca de 70% em 30 segundos, e a recuperação total ocorre entre 3 a 5 minutos, não exatamente como descrito no item.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Caramba... Alguém teria uma fonte sobre essa resposta??
O erro esta em dizer "os 70% restantes...". Não recupera os 100% em 5 min.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo