Observe o texto a baixo sobre emprego e desemprego no Brasil...
Observe o texto a baixo sobre emprego e desemprego no Brasil:
Desemprego fica em 8,5% em abril e atinge 9,1 milhões...
(Disponível em: Acesso em: 16/06/2023). https://www.poder360.com.br/economia/desemprego-fica-em-85-em-abril-e-atinge-91-milhoes/
Considerando o texto acima, bem como outros aspectos relacionados com a realidade do emprego e o desemprego no Brasil, julgue as afirmações a seguir:
I- A população desempregada no Brasil supera, em números, a população empregada.
II- O desemprego e o trabalho informal são dois problemas que atingem grande parte da população.
III- Considera-se como população economicamente ativa todos os desempregados.
Está CORRETO o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (25)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I - A população empregada é de 98m enquanto a desempregada de 9,1m.
II - Segundo os métodos estatísticos utilizados atualmente desempregado é a pessoa que busca vaga de emprego e não consegue enquanto que informal é aquele que possui ocupação, mas sem qualquer formalização o que significa trabalhadores desamparados em seus direitos, com pouca ou nenhuma contribuição para a previdência e sem pagamentos de impostos. A informalidade e o desemprego são ruins tanto para os trabalhadores quanto para o país.
III - A População Economicamente Ativa PEA é um conceito do IBGE utilizado para diversas funções demográficas e econômicas e inclui tanto pessoas ocupadas quanto desocupadas. Relaciona-se mais com as faixas etárias mínima e máxima do que com a situação de empregado ou não empregado.
GABARITO DO PROFESSOR: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Polêmica....
Na minha opinião essa questão está sujeita a recurso, pois na definição oficial do IBGE, o desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho, portanto fazem parte da PEA (População Economicamente Ativa). Em alguns casos a pessoa não tem emprego (estudante, dona de casa, etc), mas não pode ser considerado desempregado pela definição oficial, pois essas pessoas não estão procurando trabalho, portanto não fazem parte da PEA, mas como a afirmação número III da questão em tela usou o termo "desempregado", podemos dizer que sim, pela definição oficial (IBGE) todos os desempregados fazem parte da PEA já que quem não está em busca de emprego e não faz parte da PEA, conforme já explicado, não é considerado oficialmente desempregado.
Para quem ainda não entendeu, é só olhar a definição de PEA:
A População Economicamente Ativa (PEA) corresponde aos habitantes que representam capacidade produtiva para o país, ou seja, aqueles que têm potencial de mão de obra. Nessa conceituação, a População Economicamente Ativa envolve aquilo que o IBGE classifica como população ocupada e população desocupada (DESEMPREGADOS).
Acredito que o erro do item III é usar a expressão "TODOS".
Não são TODOS os desempregados que fazem parte da PEA( população economicamente ativa). Segundo o site do Brasil Escola, a PARTE da população que está DESEMPREGADA E NÃO PROCURA EMPREGOS, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham e donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, entre outros, é incluída naquilo que chamamos de população economicamente inativa (PEI)
LETRA B
Erro da III
O correto seria: Considera-se como população economicamente ativa todos os ocupados e desocupados.
Outro detalhe é que os desempregados podem estar tanto na PEA (quando são desocupados, ou seja, estão disponíveis para trabalhar e buscaram emprego) quanto na PNEA (ou seja, não trabalham e nem buscam emprego).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo