A angina de peito é uma síndrome clínica habitualmente carac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2670098 Enfermagem

A angina de peito é uma síndrome clínica habitualmente caracterizada por episódios ou paroxismos de dor ou pressão na região anterior do tórax. A etiologia consiste no fluxo sanguíneo coronário insuficiente, resultando em suprimento diminuído de oxigênio quando existe uma demanda aumentada de oxigênio do miocárdio em resposta ao esforço físico ou estresse emocional.


No tocante ao tratamento clínico da angina, analise as afirmações a seguir:


I. Os betabloqueadores, como o metoprolol e o atenolol aumentam o consumo de oxigênio do miocárdio devido a estimulação simpática betaadrenérgica do coração.

II. Os nitratos em doses baixas já são capazes de relaxar o leito arteriolar sistêmico, diminuindo a pressão arterial e reduzindo a pós-carga. Esses efeitos diminuem as necessidades de oxigênio do miocárdio e aumentam o suprimento de oxigênio, produzindo um equilíbrio mais favorável entre aporte e demanda.

III. Os bloqueadores de canais de cálcio diminuem a automaticidade do nó sinoatrial e a condução do nó atrioventricular, resultando numa frequência cardíaca mais lenta e diminuição na força da contração miocárdio (efeito inotrópico negativo).

IV. No tocante aos medicamentos antiplaquetários deve-se adotar como conduta na angina a administração de ácido acetilsalicílico na dosagem de 160 a 325mg ao paciente com angina logo que seja estabelecido o diagnóstico.


Estão CORRETAS as afirmações:

Alternativas