O conhecimento de um eletrocardiograma (ECG) é fundamental p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2645401 Enfermagem

O conhecimento de um eletrocardiograma (ECG) é fundamental para os enfermeiros que atuam na identificação e no tratamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM). O ECG é uma ferramenta crucial para diagnosticar o IAM, pois pode mostrar alterações características no padrão de atividade elétrica do coração que indicam a presença de isquemia ou lesão cardíaca. Analise o ECG ilustrado na imagem abaixo e assinale a alternativa que indica a alteração demonstrada.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Eletrocardiograma é um exame de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele.

A) Incorreta- No eletrocardiograma (ECG) de um Infarto Agudo do Miocárdio sem Supra de ST (IAMSSST), pode haver: Depressão no segmento ST (infradesnivelamento), Inversão da onda T.

B) Incorreta- O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) com bloqueio de ramo direito (BRD) é uma condição em que ocorre um infarto no coração e, ao mesmo tempo, há um bloqueio no sistema de condução elétrica cardíaco, especificamente no ramo direito do feixe de His, responsável pela condução do impulso elétrico para o ventrículo direito.

C) Correta - O Infarto Agudo do Miocárdio com supra de ST (IAM com supra de ST) é uma condição médica grave que ocorre quando há um bloqueio repentino do fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco. Ele corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doença cardiovascular.

D) Incorreta- A alternativa propõe Taquiarritmia sinusal, estando incorreta, a taquicardia sinusal é aquela que a frequência cardíaca se encontra acima de 100 bpm em cima de um ritmo sinusal (ritmo regular, com ondas “P" positivas em DI, DII e avL, precedendo o complexo QRS).

E) Incorreta- A alternativa propõe Bradicardia sinusal, estando incorreta, Bradicardia sinusal é um ritmo lento (FC <60 bpm), com onda P facilmente visível, positiva em D1 e D2, antecedendo todo QRS, que é estreito, RR regular e intervalo PR menor que 200ms. Ou seja, é um ritmo normal, cuja única diferença é a frequência cardíaca diminuída. 

Gabarito: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo