Em “O lobo saltou sobre o cordeiro, agarrou-o com os dentes...
Um cordeiro estava bebendo água num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma correnteza forte. Quando ele levantou a cabeça, avistou um lobo, também bebendo da água.
– Como é que você tem a coragem de sujar a água que eu bebo
– disse o lobo, que estava alguns dias sem comer e procurava algum animal apetitoso para matar a fome.
– Senhor – respondeu o cordeiro – não precisa ficar com raiva porque eu não estou sujando nada. Bebo aqui, uns vinte passos mais abaixo, é impossível acontecer o que o senhor está falando.
– Você agita a água – continuou o lobo ameaçador – e sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
– Não pode – respondeu o cordeiro – no ano passado eu ainda não tinha nascido.
O lobo pensou um pouco e disse:
– Se não foi você foi seu irmão, o que dá no mesmo.
– Eu não tenho irmão – disse o cordeiro – sou filho único.
– Alguém que você conhece, algum outro cordeiro, um pastor ou um dos cães que cuidam do rebanho, e é preciso que eu me vingue.
Então ali, dentro do riacho, no fundo da floresta, o lobo saltou sobre o cordeiro, agarrou-o com os dentes e o levou para comer num lugar mais sossegado.
(La Fontaine)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (27)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Há inconteste obscurecimento da mensagem na redação do enunciado. Observe que este solicita uma análise gramatical. A gramática abarca as funções (ou classificações) morfológicas, ou seja, a classe a que pertence as palavras, além da sintaxe, que estuda as funções sintáticas; contudo a banca, à sua maneira injustificável, pressupôs que o candidato entendesse o vago termo gramaticalmente por função (ou classificação) morfológica, embora ele pudesse, com legítimo raciocínio, entender função sintática. Havendo dubiedade nesse enunciado, que fornece dois entendimentos, é forçoso considerar duplo gabarito: letras B e E.
A alternativa B está correta porque o pronome "o", sintaticamente, é mesmo um objeto direto do verbo transitivo direto "agarrar", ao passo que, morfologicamente, é classificado em pronome oblíquo átono, o que autentica a alternativa E.
Gabarito da banca: Letra E
Gabarito do monitor: Letras B e E
eu pensei assim:
agarrou quem? ele.
Objeto direto.
alguém poderia ajudar?
A pergunta é simples, objetiva e muito clara. GRAMATICALMENTE. Não é analise sintatica, sim morfologica. portanto, PRONOME.
A banca não soube formular com decência um enunciado. A pergunta não tem nada de objetiva e simples aí. Pensar dessa forma é apenas concordar com ela tendo um único objetivo: validar o gabarito!! Como o colega Shelking bem recordou: "gramaticalmente" se refere à gramática e esta estuda classificação morfológica e função sintática. A banca quis que o candidato adivinhasse o que era pedido!!!
Fernanda da Rosa Machado: O enunciado ao falar gramaticalmente, lhe exige uma análise morofologica e não sintática.
Objeto Direto seria uma classificacão sintática, entretanto, o comando correto da questão é pedir a classificacao morofologica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo