Os atos administrativos que a Administração pratica sem usa...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Atos de gestão são praticados pela administração na qualidade de administradora de seus bens e serviços, sem exercício de supremacia sobre os particulares. Exemplos: alienação ou locação de imóveis, atos negociais em geral, como a autorização ou permissão de uso de bem público etc.
Minha colaboração com a comunidade:
1- Atos de império são atos em que a administração pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou o servidor e lhes impõe obrigatório atendimento. Expressam a vontade soberana do Estado e seu poder de coerção. O particular encontra-se em situação de inferioridade em relação à administração pública.
2- Atos de gestão: praticados em situação de igualdade com os particulares, para a conservação e desenvolvimento do patrimônio público e para a gestão de seus serviços. Se igualam com o direito privado, sendo ato da administração e não propriamente ato administrativo
VIVA O $U$$$$$$$$$$$$$
Atos vinculados-> NÃO há margem de decisão do administrador.
B
Atos individuais-> são concretos, para pessoas específicas.
C
Atos externos-> efeitos fora do âmbito da administração pública.
D
Atos de gestão-> acordo entre a administração de particular. NÃO há supremacia da administração.
D) Atos de gestão são praticados pela administração na qualidade de administradora de seus bens e serviços, sem exercício de supremacia sobre os particulares. Exemplos: alienação ou locação de imóveis, atos negociais em geral, como a autorização ou permissão de uso de bem público etc.
Atos vinculados --> Praticados sem margem de liberdade de poder decisório em razão da lei.
Atos discricionários --> Há possibilidade de escolha ao agente público em razão da lei.
Atos gerais ou normativos --> não possuem destinatários determinadas, apresentam hipóteses mais expansivas de aplicação, que alcançará todos os sujeitos que nela se enquadrarem. Ex.: portarias, resoluções, regimentos.
Atos individuais --> se dirigem a destinatários certos, conhecidos, determináveis e produzem efeitos jurídicos no caso concreto. Ex.: nomeação, demissão, tombamento.
Atos externos --> Alcançam os administrados, os contratantes ou, em alguns casos, os próprios servidores provendo sobre os seus direitos, obrigações, negócios ou conduta perante a adm. Obs.: devem ser publicados oficialmente.
Atos internos --> Produzem efeitos no interior da adm pública, alcançando seus órgãos e agentes. Obs.: não dependem de publicação oficial e podem ser revogados a qualquer tempo
Atos de gestão --> desempenhados para adm dos serviços públicos, em situação de isonomia, ou seja, sem supremacia entre os particulares.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo