Depois da constituição definitiva de determinado crédito tr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036254 Direito Tributário
Depois da constituição definitiva de determinado crédito tributário e antes da propositura da execução fiscal, João da Silva ajuíza ação anulatória de débito fiscal com depósito do montante integral do crédito que busca a anulação perante o Poder Judiciário.
Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O art. 38 da Lei de execução fiscal dispõe que uma das hipóteses de discussão da dívida ativa é a ação anulatória do ato declarativo da dívida, que deverá ser precedido do depósito prévio do montante integral:

Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de mandado de segurança, ação de repetição do indébito ou ação anulatória do ato declarativo da dívida, esta precedida do depósito preparatório do valor do débito, monetariamente corrigido e acrescido dos juros e multa de mora e demais encargos.

Porém, tal questão foi submetida ao crivo dos tribunais superiores sob o argumento de que a exigência dessa despesa limitaria o acesso à justiça ao contribuinte, violando o princípio da inafastabilidade da jurisdição. Assim, a jurisprudência pacificou o tema pela inconstitucionalidade do dispositivo acima, sendo prescindível o depósito prévio. Contudo, o depósito é uma forma de suspender a exigibilidade do crédito.

A Súmula Vinculante 28 do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que é inconstitucional exigir um depósito prévio para entrar com uma ação judicial que discuta a exigibilidade de um crédito tributário.

Súmula 112-STJ: O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributário se for integral e em dinheiro.

Gabarito C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo