A continuación, leerá un fragmento más de las OCEM. “No cas...
A continuación, leerá un fragmento más de las OCEM.
“No caso específico do Espanhol para brasileiros, o fato de serem línguas genética e tipologicamente próximas, embora distanciadas em muitos aspectos, leva a um questionamento ainda maior quanto ao lugar que o Português deve ocupar, tanto no processo de ensino quanto no de aquisição e aprendizagem.
A proximidade levou, ao longo dos anos, ao surgimento de estereótipos e de visões simplistas e distorcidas sobre o Espanhol entre nós, as quais, entre outras coisas, reduzem as diferenças a uma lista de palavras consideradas ‘falsas amigas’, induzindo, assim, a uma concepção equivocada de que bastaria conhecer bem todas essas armadilhas para dominar esse idioma.
O impulso por contrastar e buscar pontos de aproximação e distância entre essas duas línguas tão ‘singularmente estrangeiras’ (CELADA, 2002) nunca se perdeu, e talvez por isso mesmo, ou quem sabe por uma certa inércia, persiste a ideia dos ‘falsos amigos’ como os grandes vilões da aprendizagem do Espanhol por brasileiros.”
(BRASIL, 2006, p. 139)
Ahora leerá algunas afirmaciones relacionadas al fragmento leído.
I. Las autoras afirman que aunque sean lenguas cercanas sí se alejan en algunos puntos.
II. En el fragmento se valora la presencia de las listas de los falsos cognados en las clases.
III. En este fragmento, se critica la tendencia a limitar las diferencias entre las variedades de la lengua española a algunas palabras.
Señale la opción que contiene la(s) afirmación(es) correcta(s).