Há dois tipos de professores: os bons e os fascinantes. Bons...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q167814 Português
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na
ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um
texto adaptado de Gilberto Teixeira (Internet:spu.autoupdate.com),
julgue-os quanto aos seus aspectos
gramaticais.

Há dois tipos de professores: os bons e os fascinantes. Bons professores tem uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloqüência às informações em sala de aula. Professores fascinantes ultrapassam essas metas. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos e seus estilos de aprendizagem para poder educa-los melhor. Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidades e experiências peculiares.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é: E (errado).

Vamos agora entender o porquê disso, analisando os aspectos gramaticais envolvidos.

Frase 1: "Há dois tipos de professores: os bons e os fascinantes. Bons professores tem uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloqüência às informações em sala de aula."

Erro: Observamos o emprego incorreto da forma verbal "tem". A forma correta seria "têm", com acento circunflexo, pois está referindo-se ao plural "bons professores". Devemos lembrar que "tem" é a forma singular e "têm" é a forma plural.

Frase 2: "Professores fascinantes ultrapassam essas metas. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos e seus estilos de aprendizagem para poder educa-los melhor."

Erro: Aqui temos um problema de uso do hífen. O correto seria "educá-los", com acento agudo no 'a' e com hífen, para separar o pronome "los" do verbo "educar".

Frase 3: "Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidades e experiências peculiares."

Nessa frase, não há erros gramaticais. Está correta.

Portanto, a alternativa E está correta ao indicar que há erros no texto. Os erros gramaticais encontrados foram o uso inadequado do verbo "têm" e a ausência do acento e do hífen em "educá-los".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O verbo "transmitem" está empregado como VTD (verbo tansitivo direto - quem transmite, transmite algo), não sendo possível utilizar a preposição "a" + o artigo "a" para se justificar a crase.
Há três erros:
1º. Quando o sujeito está no plural, no caso "Bons professores", a flexão verbal "tem" é acentuada com acento circunflexo, obtendo-se "têm".
2º. Não recebe acento grave em "às informações", pois está sendo regido, na ocasião, a flexão verbal "transmitem", que é Verbo Transitivo Direto (quem transmite, transmite algo, e não transmite a algo) e, que, portanto, não tem preposição "a".
3º. "Educa-los" recebe acento agudo antes da preposição "los".

Apontaria ainda, além do exposto pelo colega acima, o uso do trema que, apesar do ano de realização do concurso, foi abolido da língua portuguesa a partir de 1º de janeiro de 2013 sendo respeitado o uso apenas em palavras de origem estrangeira e derivados como "Müller" e "mülleriano".

só a título de informação, a data para entrar em vigor o novo acordo ortográfico foi prorrogada para 1º de janeiro de 2016.

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/novo-acordo-ortografico-so-sera-obrigatorio-em-2016
No trecho: " ... Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos e seus estilos de aprendizagem para poder educa-los melhor." o certo é "para poderem educá-los melhor". O sujeito da locução verbal é ELES.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo