O excesso dos discursos esconde a pobreza das práticas polít...
O trecho acima reflete uma crítica, no final dos anos de 1990, sobre o contexto das políticas e das práticas que envolvem os professores. Considerando o trecho, e tendo em vista as atribuições do vice-diretor em seu cotidiano junto aos professores, está correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra D
A alternativa correta é a letra D, que afirma ser imprescindível atuar de modo propositivo e em colaboração aos professores para apoiar e estimular o trabalho coletivo, dando um sentido político e pedagógico ao fazer do professor com base no projeto pedagógico da escola. Essa proposição está alinhada com a crítica apresentada no trecho do enunciado, que destaca a necessidade de renovar as práticas políticas e pedagógicas, incentivando um trabalho coletivo e colaborativo entre os professores.
Essa abordagem é importante porque reconhece a necessidade de criar rotinas de funcionamento que fomentem a co-responsabilização e a partilha de conhecimento e experiências entre os docentes. Dentro da gestão escolar, o vice-diretor tem um papel central em promover espaços de debate, planificação e análise, que são essenciais para a troca e colaboração entre os professores, fortalecendo a profissão docente e, consequentemente, melhorando a qualidade da educação.
Além disso, o enunciado chama a atenção para a discrepância entre os discursos, que são abundantes e, muitas vezes, descolados da realidade, e as práticas políticas, que se mostram pobres e ineficientes. A alternativa escolhida oferece uma solução realista e construtiva para esse problema, valorizando a ação conjunta e a participação ativa dos professores nas decisões pedagógicas, o que pode levar a uma melhoria no ensino.
As demais alternativas são incorretas porque ou apresentam uma interpretação pessimista e descontextualizada da situação (alternativa B), atribuem equivocadamente a pobreza das práticas políticas à corrupção de forma generalizada (alternativa A), sugerem uma dificuldade intransponível em engajar os professores sem propor soluções (alternativa C) ou indicam um direcionamento excessivamente rígido que vai contra a autonomia profissional dos professores (alternativa E).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo