Alois Riegl (1858-1905) deu contribuições fundamentais à con...
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Ano: 2022
Banca:
FCC
Órgão:
TRT - 5ª Região (BA)
Prova:
FCC - 2022 - TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Arquitetura |
Q2111347
Arquitetura
Alois Riegl (1858-1905) deu contribuições fundamentais à consolidação do campo dos fundamentos da restauração. Na relevante obra “O Culto Moderno dos Monumentos”, 1903, suas propostas tendiam a se distanciar da discussão sobre monumentos
históricos pautada apenas em questões histórico-artísticas, como prevalecera até então, passando a considerar também as
formas de recepção e de fruição dos monumentos, através dos “valores” por ele explicitados.
Considere os seguintes princípios ou características desses valores:
I. Dar ênfase no valor documental das obras, que deveriam ser preferencialmente consolidadas a reparadas, e reparadas a restauradas. II. A futura tutela dos monumentos deve ser baseada no culto do valor antigo, que se manifesta com a existência dos traços da antiguidade. III. A maior preocupação da futura tutela dos monumentos deve ser voltada para a conservação dos traços da antiguidade e, por isso, devem cair inevitavelmente os postulados da originalidade e da unidade estilística. IV. Respeitar as várias fases do monumento, sendo a remoção de elementos admitida apenas se tivessem qualidade artística manifestamente inferior à do edifício.
É correto o que se afirma em
Considere os seguintes princípios ou características desses valores:
I. Dar ênfase no valor documental das obras, que deveriam ser preferencialmente consolidadas a reparadas, e reparadas a restauradas. II. A futura tutela dos monumentos deve ser baseada no culto do valor antigo, que se manifesta com a existência dos traços da antiguidade. III. A maior preocupação da futura tutela dos monumentos deve ser voltada para a conservação dos traços da antiguidade e, por isso, devem cair inevitavelmente os postulados da originalidade e da unidade estilística. IV. Respeitar as várias fases do monumento, sendo a remoção de elementos admitida apenas se tivessem qualidade artística manifestamente inferior à do edifício.
É correto o que se afirma em