A função administrativa da organização relaciona-se à defini...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP - 2017 - COSANPA - Administrador |
Q827382 Administração Geral
A função administrativa da organização relaciona-se à definição de uma estrutura cuja finalidade é organizar recursos para cumprir metas organizacionais. Para tanto, requer elementos como cadeia de comando, centralização/descentralização, autoridade formal, equipes e mecanismos de coordenação. Porém, o que influencia decisivamente para que a estrutura seja flexível ou rígida depende de fatores contingenciais como os a seguir descritos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Comentário sobre a alternativa correta:

A questão aborda a estrutura organizacional e a função administrativa de definir uma estrutura que possibilite à organização atingir suas metas. No contexto da abordagem neoclássica da administração, a flexibilidade ou rigidez dessa estrutura depende de fatores contingenciais. Esses fatores são essenciais para adaptar a organização às suas necessidades e ao ambiente onde está inserida.

A alternativa D é correta porque menciona fatores contingenciais que realmente influenciam a flexibilidade ou rigidez da estrutura organizacional. Vamos detalhar cada um deles:

  • Ambiente: Refere-se às condições externas que afetam a organização, como mudanças econômicas, sociais, tecnológicas e legais. Um ambiente dinâmico exige uma estrutura mais flexível.
  • Estratégia: A estratégia adotada pela organização define como ela vai competir no mercado e atinge seus objetivos. Diferentes estratégias podem requerer diferentes estruturas organizacionais.
  • Dimensão/Ciclo de Vida: Organizações de diferentes tamanhos e em diferentes estágios de desenvolvimento (início, crescimento, maturidade e declínio) necessitam de estruturas distintas.
  • Tecnologia da Produção: A natureza dos processos tecnológicos usados na produção influencia a necessidade de flexibilidade ou rigidez na estrutura.
  • Interdependência Departamental: A forma como os departamentos dentro da organização precisam trabalhar juntos pode determinar se uma estrutura mais flexível ou rígida é mais adequada.

Comentário sobre as alternativas incorretas:

A - Apesar de abordar elementos como quadro de pessoal e estrutura organizacional, essa alternativa não menciona todos os fatores contingenciais relevantes que influenciam a flexibilidade ou rigidez da estrutura organizacional.

B - Nível educacional dos funcionários e localização geográfica são fatores importantes, mas não são os principais determinantes da flexibilidade ou rigidez da estrutura organizacional, conforme a abordagem neoclássica.

C - Cargos e funções estratégicas, recursos estratégicos e padrões de liderança e motivação são elementos internos importantes, porém, não cobrem a gama de fatores contingenciais que influenciam a estrutura organizacional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ORGANIZAÇÃOé o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

 

A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem desempenhadas por elas.

Quando a empresa é organizada chama-se: “Estrutura de Organização Formal”, estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obediência a determinada autoridade).

Segundo a teoria da contingência tudo é relativo. O foco principal é a ANÁLISE DO AMBIENTE, tanto externo (dependente) quanto interno (independente); 

Gabarito: D

Fatores contingenciais são fatores situacionais, que dependem de do ambiente na qual a empresa está inserida.

vamos indicar para comentário

 

Letra D.

 

Segundo Chiavenato (2004), a Teoria da Contingência enfatiza que nas organizações tudo é relativo, tudo depende.

Ela foi desenvolvida principalmente a partir dos trabalhos desenvolvidos por Burns e Stalker e Joan Woodward. Esta teoria

afirma que não existe um “melhor jeito” ou “único jeito” de Administrar, pois considerando o ambiente interno e, principalmente

o ambiente externo, os fatores que afetam e determinam os caminhos a serem seguidos pelas organizações são inúmeros e,

dependendo do intuito e planejamento de cada empresa, influenciados por estas variáveis, é que será decidido o melhor rumo

a ser seguido dentro de cada organização. [...]

 

 

 

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiS5MHW9bjWAhWED5AKHeT8CFMQFghYMAg&url=http%3A%2F%2Fredcidir.org%2Fnueva2014%2Findex.php%3Foption%3Dcom_phocadownload%26view%3Dcategory%26download%3D740%3A78.%2520TEORIA%2520CONTINGENCIAL%26id%3D40%3Av-simposio-2012%26Itemid%3D548%26start%3D60%26lang%3Des&usg=AFQjCNGB1I4PA_1B6s90KrlKbpRvIC3WkA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo