Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1053987 Português
Leia o texto, para responder à questão.

Espelhos

    Chega um dia na vida de todo homem em que ele se olha no espelho de manhã e tem uma revelação estarrecedora: sua mulher está dormindo com outro! Depois ele olha melhor e vê que não é outro, é ele mesmo, mas por alguma razão inexplicável ele está com 40 anos. Acabou de entrar naquela terra mítica chamada meia-idade, outrora habitada apenas por pessoas estranhas como os pais da gente.
    O espelho nos mostra o nosso contrário, a nossa esquerda na nossa direita, mas este é o limite máximo da sua dissimulação. Fora isso, ele é de uma franqueza brutal e irrecorrível. Vivemos na era das relações públicas, é inadmissível que a nossa própria imagem nos trate com tanta crueza. É inadmissível que alguém lhe diga: “Você tem 40 anos!” (ou 50, ou 60, ou até, meu Deus, mais!) assim na cara, mesmo que quem diga seja sua própria cara. E de manhã, na hora em que, ainda amarrotado pelo sono e antes de botar o rosto que usará durante o dia, você está mais vulnerável.
(Luis Fernando Veríssimo, As mentiras que os homens contam)
Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase está corretamente empregado no enunciado adaptado do texto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

A) É inadmissível que alguém diga à você? ? diga a alguém (preposição), mas o artigo definido "a" não acompanha o pronome "você", logo, não ocorre crase.

B) Acabou de chegar àquela terra mítica chamada meia-idade. ? chegar a algum lugar (preposição "a") + artigo definido que acompanha o substantivo "terra" (está especificado)= crase.

C) ? que alguém lhe diga cara à cara? ? não temos crase nessas expressões com palavras repetidas: cara a cara, face a face, lado a lado.

D) ? e antes de botar o rosto que usará durante à noite?? "durante" é uma preposição e logo após ela não se usa outra preposição, o correto é somente o artigo definido "a": durante a noite.

E) ? mas este é o limite máximo à que vai sua dissimulação? ? vai a algum lugar (preposição), porém, antes do pronome relativo "que" não temos o artigo definido "a", somente preposição presente: a que vai...

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Assertiva b

Acabou de chegar àquela terra mítica chamada meia-idade.

Eu coloquei a D pois entendi ''ÀQUELA'' ser um pronome, mas parece que a regra só vale quando a crase o acompanha, ou não?

Respondendo o 'Royals', Aquela é um pronome, mas o b.o da crase com pronome é apenas com pronomes pessoais, sendo que por exemplo, pronomes possessivos (minha, sua) a crase é facultativa (óbvio que é preciso observar a regência do verbo)

"Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos."

 

Gabarito: B

Mandamentos da Crase!

Diante de pronome, crase passa fome.

Diante de Masculino, crase é pepino.

Diante de ação, crase é marcação.

Palavras repetidas: Crases proibidas.

“A” + “Aquele” = Crase nele!

Vou a, volto da, então crase há!

Vou a, volto de, crase para quê?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo