Não há indicação de toracotomia de urgência, no paciente d...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito errado. Não há indicação de toracotomia de urgência no tórax instável com contusão pulmonar. A alternativa correta é a letra D.
comentário equivocado, contusão pulmonar e tórax instável não são indicações de toracotomia!
A ALTERNATIVA CORRETA É: D (tórax instável com contusão pulmonar)
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
- A (tamponamento cardíaco): A toracotomia está indicada para tamponamento cardíaco quando este causa instabilidade hemodinâmica persistente, mesmo com medidas de drenagem torácica.
- B (hemotórax com drenagem inicial maior que 1500mL): A drenagem inicial de grandes volumes de sangue (mais de 1500 mL) em casos de hemotórax é uma indicação de toracotomia urgente, devido ao risco de choque hemorrágico.
- C (fuga de ar maciça sem expansão pulmonar pós drenagem tubular): A toracotomia está indicada nesses casos para reparar lesões traqueobrônquicas e corrigir a fuga de ar persistente.
- E (drenagem persistente de mais de 250mL de sangue, por hora, durante 4 horas ou mais): A drenagem de grandes volumes de sangue de forma persistente (mais de 250 mL/h por 4 horas) também é uma indicação de toracotomia devido ao risco de hemorragia contínua e instabilidade hemodinâmica.
EM RESUMO: A toracotomia de urgência é indicada em situações de hemorragia grave, fuga de ar persistente ou tamponamento cardíaco. Contudo, em casos de tórax instável com contusão pulmonar, a prioridade é a estabilização clínica inicial com medidas de suporte, e a toracotomia não é a primeira abordagem.
PONTOS CHAVE:
- Indicação de toracotomia envolve situações que comprometem gravemente a hemodinâmica, como grandes volumes de sangue no tórax ou fuga de ar.
- O tratamento inicial de tórax instável com contusão pulmonar é focado na ventilação e estabilização clínica, sem necessidade de toracotomia imediata.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo