Tendo em vista que as taxas de polícia têm por fato gerador ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2349440 Direito Tributário
Tendo em vista que as taxas de polícia têm por fato gerador o exercício regular do poder de polícia (atividade administrativa), sua fundamentação é o princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, que permeia todo o direito público. Sobre a taxa de polícia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO C - CORRETO

Administração Pública, sabendo que certos direitos individuais podem afetar a coletividade, passam a limitar esse direito individual, em prol de toda a coletividade.

Ou seja, sempre que a Administração Pública efetuar atos pertinentes à concessão de licença, autorização, dispensa, isenção ou fiscalização, poderá ensejar a cobrança da taxa de polícia.

Exemplo do poder de polícia que pode gerar a cobrança de taxas:

  1. A construção de um prédio ou instalação de uma empresa, por exemplo, devem obedecer as leis de zoneamento, de segurança etc. Cabe à Administração Pública, portanto, verificar o cumprimento das normas pertinentes e conceder autorização, licença ou alvará;

CTN

Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. 

       Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.

Nesse sentido, o CTN, em seu art. 78, conceitua poder de polícia como a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (letra D incorreta)

Para que seja possível a cobrança de taxas, o exercício do poder de polícia precisa ser regular, ou seja, desempenhado em consonância com a lei, com obediência ao princípio do devido processo legal e sem abuso ou desvio de poder (CTN, art. 78, parágrafo único). (Letra C - correta)

A lista de interesses públicos fundamentais cuja proteção pode dar ensejo ao exercício do poder de polícia (acima transcrita) é meramente exemplificativa (numerus apertus), pois, com base na mesma fundamentação (supremacia do interesse público sobre o privado), outros interesses também podem ser protegidos.  (Letra A - onde está o erro???)

Trecho do livro de direito tributário, de Ricardo Alexandre.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo