São exemplos de lesões que podem ocorrer a partir de uma qu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa B - fratura da quarta vértebra torácica é a correta, pois é a exceção entre as opções apresentadas.
Quando discutimos lesões resultantes de uma queda com a mão estendida, é importante entender as forças e direções envolvidas no impacto. Este tipo de queda é bastante comum e frequentemente leva a lesões em estruturas como o punho, o antebraço e o ombro.
Vamos analisar cada alternativa para entender por que a alternativa B é a exceção:
A - fraturas de rádio distal: Estas fraturas, como a famosa fratura de Colles, são típicas de quedas em que a mão está estendida. O impacto é transmitido ao longo do braço, concentrando a força no rádio distal.
C - fraturas do escafoide: O escafoide é um dos ossos do carpo mais frequentemente fraturado em quedas com a mão estendida, devido à sua posição e ao modo como absorve o impacto.
D - separação acromioclavicular: Esta lesão ocorre no ombro e pode resultar de um impacto direto ou indireto, como uma queda com a mão estendida, que transmite força através do braço até a articulação.
E - luxação perilunar: Este tipo de luxação do carpo ocorre quando há uma carga transmitida através da mão e do punho, sendo plausível em uma queda com a mão aberta.
Em contraste, B - fratura da quarta vértebra torácica não é comum em quedas com a mão estendida. As vértebras torácicas estão localizadas na coluna e, para que ocorra uma fratura dessa natureza, seria necessário um impacto direto ou uma força significativa no tronco, o que não é típico em quedas com a mão estendida.
Portanto, a escolha correta para a exceção é a alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo