É preciso corrigir, pela má estruturação que apresenta, a se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q71728 Português
É preciso corrigir, pela má estruturação que apresenta, a seguinte frase:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errada Letra A, porque o termo "nem" depois das vírgulas deixa o texto sem sentido.

 

ao que comentou primeiro: clique em 'resolver' antes de postar comentário, lá vai sair qual é o gabarito.

e "meios de comunicação de massa" não está errado.

de massa= de grande público.

Gabarito Letra A. OK. PORÉM, discordo da justificativa dos colegas.

a) Com o advento dos meios de comunicação de massa, sobretudo os eletrônicos, nem por isso o progresso tecnológico deixa de ser contestado.

APESAR Do advento dos meios de comunicação de massa, nem por isso o progresso ...ESSA É A RAZÃO DE A AFIRMATIVA ESTAR ERRADA.

 Acredito que não há nada de errado com a expressão "meios de comunicação de massa".

Meios de comunicação de massa ou mídias são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores.

Podemos citar os meios de comunicação de massa mais comuns, que são: Televisão, Rádio, Revistas, Internet, Livros.

A cultura advinda dos meios de comunicação de massa é chamada CULTURA DE MASSA, opondo-se à cultura de elite, que é de alto nível, de qualidade, advinda dos meios intelectuais da sociedade.

Correção: "Com o advento dos meios de comunicação de massa, sobretudo os eletrônicos, nem por isso o progresso tecnológico deixa de ser contestado."

Locução antes de sujeito quebra a ordem direta da frase, logo a vírgula deve ser usada para indicar essa ruptura de estrutura.
Juro que acertei esta alternativa, pois pensei que o verbo deveria estar no passado "deixou", substituindo advento por surgimento, ficaria mais fácil entender.

Alguém pode postar uma decisão realmente afiada sobre esta alternativa no meu mural?
Veja que a estrutura "nem por isso" não cabe nesta oração. O termo "Com o advento dos meios de comunicação de massa, sobretudo os eletrônicos" é um adjunto adverbial de causa. Assim, o restante da oração deve ser a provável consequência: "o progresso tecnológico deixa de ser contestado". Por isso, não cabe a expressão "nem por isso". Essa expressão necessita de uma oração inicial com algo negativo, para, em seguida, iniciar uma oração coordenada sindética conclusiva, e o vocábulo "nem" ratificaria o uso dessa negação. Assim, houve problema na estrutura. Nas outras orações, você poderia ter dúvida numa vírgula ou preposição, mas perceba que o problema desta alternativa é grave. Assim, é fácil já marcá-la como a errada. Fonte: PORTUGUÊS P/ FUND. CARLOS CHAGAS (TEORIA E QUESTÕES COMENTADAS) PROFESSOR: DÉCIO TERROR
Sucesso a todos!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo