Com base nas contribuições da pedagogia da infância relativa...
Com base nas contribuições da pedagogia da infância relativas à importância da horizontalidade educativa entre adultos e crianças, da mediação entre as culturas infantis e as culturas mais amplas, da promoção da ação social das crianças, da valorização das múltiplas linguagens infantis e reconhecimento dos contextos de vida coletiva nos quais se situam as crianças dentro das instituições, cunhamos o conceito de pedagogia do/no cotidiano na educação infantil. Por essa razão, define-se a pedagogia do cotidiano como:
I - Uma forma de entender que as crianças aprendem pela via da vida cotidiana, por meio dos encontros, atividades, dificuldades e sucessos, a partir de um repertório de práticas.
II - Um modo de valorização e de promoção da miríade de experiências vivenciadas por meninos e meninas na vida diária da escola.
III - Uma potente possibilidade de construir indicadores para a ação pedagógica na creche e na pré-escola que tomem como eixos norteadores do planejamento as interações, as brincadeiras e as maneiras peculiares como as crianças investigam, experimentam e constroem conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo.
Está CORRETO o que se afirma em: