Plínio, mecânico, casado, mantinha uma família com esposa e ...
Plínio, mecânico, casado, mantinha uma família com esposa e três filhos menores. Seu primogênito, estudava em escola particular do município com bolsa de estudos concedida pela prefeitura. O filho pressionava Plínio para ter o videogame da moda, pois dizia que todos os colegas da escola possuíam tal videogame. Por ocasião do aniversário da criança, Plínio fora acometido de uma sensação de fracasso e impotência com a vontade do filho. Assim, a fim de satisfazer o desejo de consumo de seu filho, entrou em um comércio local, ameaçou o comerciante e subtraiu o desejado videogame. Naquele dia, Plínio, trabalhador, pai de família, transformou-se num criminoso.
Diante do caso narrado, identifique, dentre as Teorias abaixo, a que MELHOR explica a situação em tela:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva A
Teoria da Anomia = é à ausência de regulamentação dessas relações.
o crime “seria normal porque não teria sua origem em nenhuma patologia individual nem social, senão no normal e regular funcionamento de toda ordem social.
Teoria da Anomia sob o viés de Robert Merton.
- De acordo com a teoria da anomia, o crime se origina da impossibilidade social do indivíduo de atingir suas metas pessoais, o que o faz negar a norma imposta e criar suas próprias regras, conforme o seu próprio interesse.
- o termo “anomia” significa ausência de normas. Anomia = sem normas. Isso é, uma situação na qual não existem regras.
- Émile Durkheim (fundador da sociologia) cunhou o termo anomia para designar uma situação de falta de objetivos sociais e ausência de normas e de enfraquecimento da consciência coletiva.
TEORIA DA ANOMIA (Estrutural-Funcionalista) desenvolvida na década de 1930 por ROBERT MERTON (1910-2003), influenciado por ÉMILE DURKHEIM (1858-1917), enfatiza que as causas das condutas desviadas estão relacionadas ao ESTADO DE ANOMIA, fruto de um processo de desintegração social derivado do abandono das regras, em geral ocasionado pela falta de valores e princípios.
Significa AUSÊNCIA DE LEI e explica a criminalidade a partir de uma perspectiva sociológica, de modo a sustentar que determinada conduta é considerada criminosa por violar o consciente coletivo.
- Ausência de Lei (falta de normas)
- O crime é um fenômeno natural e normal
- A motivação para a delinquência decorreria da impossibilidade de o indivíduo atingir metas desejadas por ele, como sucesso econômico ou status social.
- Uma das mais tradicionais explicações de cunho sociológico acerca da criminalidade.
- O crime chega mesmo a ser considerado útil e necessário (funcional) para que asociedade se desenvolva, com o reforço que traz à solidariedade das pessoas;
O crime se origina da impossibilidade social do indivíduo de atingir suas metas pessoais, o que o faz negar a norma imposta e criar suas próprias regras, conforme o seu próprio interesse.
O crime é um fenômeno natural da vida em sociedade; todavia, sua ocorrência deve ser tolerada, mediante estabelecimento de limites razoáveis.
Estude comigo!
@investigadorvictor
Lembrete: revisar questão e comentários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo