A Lei nº 8142/1992 representa um papel essencial para a cons...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
A Lei nº 8142/1992 é um marco fundamental na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Esta legislação estabelece mecanismos para a participação da sociedade civil na gestão do SUS, consolidando a participação popular através da Conferência de Saúde e do Conselho de Saúde. Além disso, regula as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.
Alternativa Correta (B) - Justificativa:
A alternativa B está correta porque abrange os dois principais aspectos tratados pela Lei nº 8142/1992: a participação da comunidade na gestão do SUS e as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Essa lei assegura que a sociedade possa participar ativamente das decisões relacionadas à saúde pública e estabelece regras para a destinação de recursos financeiros entre as várias esferas de governo.
Alternativas Incorretas - Justificativa:
A - A participação apenas da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorre quando o município solicita.
Essa alternativa é incorreta porque limita a participação da comunidade apenas ao contexto de solicitação municipal, o que não reflete a abrangência da Lei nº 8142/1992. A lei promove a participação contínua e ampla da comunidade nas diversas esferas de governo, não se restringindo à solicitação municipal.
C - Aborda investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Civil e aprovados pelo Congresso Nacional.
Esta alternativa é incorreta porque desvia do foco da Lei nº 8142/1992. Embora a lei envolva a gestão de recursos financeiros, ela não se limita a investimentos previstos em lei orçamentária e não é de iniciativa do Poder Civil. A lei se concentra na participação da comunidade na gestão do SUS e nas transferências intergovernamentais de recursos.
D - Refere que as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde são de responsabilidade do município e dá outras providências.
Esta alternativa está incorreta porque atribui apenas aos municípios a responsabilidade pelas transferências intergovernamentais de recursos financeiros na saúde, o que não é verdade. A Lei nº 8142/1992 estabelece que essas transferências são responsabilidade compartilhada entre todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal).
É fundamental para os concursos públicos que os candidatos compreendam bem o papel participativo e financeiro definido pela Lei nº 8142/1992 no SUS, um elemento central para a administração de políticas públicas de saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;
II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder LEGISLATIVO e aprovados pelo Congresso Nacional;
No Enunciado o ano da lei não está errado? ao invés de 1992 não seria 1990?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo