O modelo da determinação social da doença não nega a atençã...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (31)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Este tipo de questão aborda o conceito do modelo da determinação social da doença, que é uma perspectiva integrada de análise que relaciona fatores biológicos, sociais, econômicos e comportamentais no processo de saúde-doença. É uma visão mais ampla que considera como as condições sociais e econômicas influenciam a saúde das pessoas e populações.
Vamos entender porque a alternativa C está correta e as outras alternativas não estão de acordo com o modelo da determinação social:
Alternativa A: Este modelo não explica o processo saúde-doença definindo uma relação de causa-efeito simples. Na verdade, ele considera múltiplos fatores inter-relacionados, o que torna inadequada a explicação simplista de causa e efeito.
Alternativa B: Esta afirmativa está incorreta porque os fatores determinantes, como condições de trabalho, educação, moradia e acesso aos serviços de saúde, realmente influenciam diretamente a saúde-doença de grupos específicos em momentos e locais determinados.
Alternativa C: Correta. No modelo da determinação social, a idade, o sexo e os fatores hereditários são, de fato, considerados determinantes individuais. Esses fatores são parte da construção mais ampla que também envolve elementos sociais, econômicos e ambientais.
Alternativa D: Incorreta, pois a ocorrência de doenças está fortemente vinculada a elementos comportamentais, econômicos e sociais. Negar essa relação é ignorar a complexidade da determinação social da saúde.
Alternativa E: Também incorreta. O modelo da determinação social da saúde considera que os fatores determinantes estão inter-relacionados e que o adoecimento é resultado dessa complexa interação entre eles.
Compreender o modelo da determinação social da doença é essencial para práticas de saúde que busquem integrar cuidados individuais com ações coletivas e políticas públicas que promovam equidade e justiça social na saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo